POLO REGIONAL

Seminário na Unipampa inicia jornada para posicionar região na transição energética justa

Criação do Polo de Inovação Energética e Ambiental do Pampa Gaúcho será consolidada na atividade que acontece na manhã desta sexta-feira (28)

 

 

 

Potencializar o laboratório de Energia e Carboquímica é uma das estratégias Foto: Divulgação TP

Acontece na manhã desta sexta-feira (28), nas dependências do salão de atos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em Bagé, o
seminário de lançamento do Polo de Inovação Energética e Ambiental do Pampa Gaúcho. O evento, aberto ao público. está marcado para acontecer das 9h às 13h. O seminário é organizado e promovido pelo Instituto Cultural Padre Josimo, pela Unipampa, Sindicato dos Mineiros de Candiota e pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja).

A ideia do Polo surgiu em meio ao debate da Transição Energética Justa (TEJ) e que tem colocado em xeque a indústria de carvão mineral instalada há mais de 50 anos em Candiota e que impacta social e economicamente a região em caso de uma paralisação abrupta desta importante atividade.

Segundo o diretor do Instituto Padre Josimo, o ex-deputado estadual e frei franciscano Sérgio Görgen, a criação do Polo de Inovação
Energética e Ambiental do Pampa Gaúcho busca exatamente ser um projeto holístico (de integração) para uso sustentável do carvão mineral, que é considerado o pré-sal do Pampa, buscando conjugar as demais potencialidades regionais. “Nossa ideia é unificar uma estratégia regional, colocar a inovação energética e ambiental na pauta e iniciar um debate sobre a transição energética justa e inclusiva”, assinala frei Sérgio.

Para o evento foram convidados todos os municípios da região, justamente para colocar em prática essa integração, além de participação de lideranças importantes, como deputados federais, estaduais e representantes do governo estadual e federal. O esboço do projeto já foi apresentado recentemente ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin e para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Estas duas pastas, segundo frei Sérgio, deverão realizar uma visita técnica à região para conhecer in loco a realidade.

TEJ – Frei Sérgio conversou com o TP dois dias antes do seminário e expressou muita expectativa positiva em relação ao evento, que já
possuía várias confirmações importantes. O coordenador do Instituto Padre Josimo afirma que o seminário é uma espécie de início da caminhada no sentido de posicionar a região na chamada Transição Energética Justa (TEJ), pois é fato que quem não estiver compreendendo esse processo certamente ficará de fora. “A expectativa é muito boa. Estaremos dando o primeiro passo para nos posicionar na transição com vistas a garantirmos a manutenção e ampliação dos empregos, além do olhar ambiental”, destaca.

COMITÊS – Como medidas e desdobramentos práticos Seminário na Unipampa inicia jornada para posicionar região na transição energética justa do seminário, serão formados dois comitês no evento. O Comitê Técnico, que terá a incumbência de avançar nas propostas e projetos de forma técnica, sendo sua primeira missão a garantia de recursos para a consolidação do Laboratório de Carboquímica da Unipampa. Já o Comitê Político terá a missão da articulação em todas as esferas de governo para a viabilização da proposta, que prevê a integração das atividades econômicas da região.

DECRETO – Pela importância do evento, o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, decretou participação especial da cidade no evento. “Fica estabelecido a Participação Oficial do Município no Seminário sobre Polo de Inovação Energética e Ambiental do Pampa Gaúcho, que se realizará no dia 28 de abril de 2023, das 9h às 13h, no Salão de Atos do Campus da Universidade Federal do Pampa, em Bagé, onde será cumprida a jornada de trabalho da Administração Pública de Candiota”, assinala o artigo 1o do decreto 4.774/2023.

PROGRAMAÇÃO

Data: 28 de abril de 2023
Horário: 9h
Local: Auditório da Unipampa Bagé
9h às 9h20 – Abertura
9h20 às 9h35 – Apresentação do Projeto pelo Instituto Cultural Padre Josimo

9h35 às 10h – Apresentação da Unipampa – “Laboratório de Energia e Carboquímica”

10h às 12h – Debate/Perguntas/Esclarecimentos e espaço de intervenção de todas as entidades e representações participantes

12h às 12h15 – Avaliação e encaminhamentos
12h15h às 12h30 – Constituição dos Comitês Técnico e Político
12h30 às 12h40 – Agradecimentos e encerramento.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook