INICIATIVA

Servidores do IFSul Bagé produzem álcool glicerinado para doar às unidades de saúde

De duas a três pessoas estão atuando diariamente na produção Foto: Paulo Batista/Especial TP

Até quando estão com as atividades acadêmicas suspensas em razão do coronavírus as instituições públicas de ensino não param de atuar. Pensando em suprir a grande demanda das unidades de saúde do município, nesta sexta-feira (27), servidores do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), campus Bagé, começaram a produzir álcool 70% glicerinado.

A partir de uma iniciativa da Reitoria e dos campus Pelotas e Visconde da Graça, o IFSul passou a produzir álcool glicerinado e, conforme informado pela própria direção do campus Bagé, 100 litros foram encaminhados para que a instituição realizasse a doação para a Santa Casa de Caridade e demais unidades de saúde do município.

A ação visa contribuir com a demanda dos órgãos de saúde de Bagé Foto: Paulo Batista/Especial TP

A fim de atender de forma mais efetiva as demandas das entidades neste momento de crise sanitária, um grupo de servidores está trabalhando para continuar auxiliando as equipes de saúde de Bagé. De acordo com a diretora-geral Giulia Vieira, a ação reúne de duas a três pessoas por turno nos laboratórios da instituição. “Promovemos ensino, pesquisa e extensão, os quais visam oferecer, além de profissionais de qualidade para o mercado de trabalho, a pesquisa que é aplicada diretamente para a sociedade, de forma gratuita, e que busca oferecer alternativas e/ou soluções para as demandas da comunidade as quais estão inseridas”, destacou.

Segundo a diretora, a meta de produção depende da necessidade da Santa Casa e das unidades de saúde do município. Neste primeiro dia, foram produzidos 15 litros de álcool 70% glicerinado e serão entregues imediatamente quando solicitados.

OUTRA AÇÃO – Na segunda-feira (23), ainda buscando evitar a propagação do novo coronavírus, o campus Bagé também doou 800 máscaras, 500 pares de luvas e 600 toucas para a Santa Casa de Caridade. O município já registrou nove casos de covid-19 e é o segundo no Rio Grande do Sul com mais incidência da doença.

Outros itens foram doados na segunda-feira (23) Foto: Divulgação TP

O prefeito Divaldo Lara agradeceu a iniciativa. “Estas ações ajudam e muito o município para que os profissionais de saúde possam atuar melhor. Quanto mais entidades contribuírem pela causa, mais rápido e fortes sairemos desta situação”, declarou.

Comentários do Facebook