PARA E PELO CAMPO

Sessão Especial em Candiota presta homenagem pelos 70 anos da Emater/Ascar

Em Candiota, trabalhos iniciaram antes da emancipação, mas escritório municipal foi inaugurado em 1993

Autoridades e Emater integraram mesa da cerimônia Foto: Priscila Mello/Assessoria GHA

A tarde de segunda-feira (30) foi sessão especial no Legislativo candiotense. Aconteceu uma homenagem aos 70 anos de atuação da Emater/Ascar no Rio Grande do Sul. A sessão foi proposta pela vereadora do MDB Hulda Alves, que também é extensionista da instituição.

Com a presença da comunidade, ex-funcionários e autoridades, foi composta a mesa de autoridades para a sessão. Além do presidente Paulinho Brum (PSDB), fizeram parte a vereadora Hulda Alves, proponente da sessão, o prefeito Luiz Carlos Folador, o gerente regional da Emater/Ascar Bagé, Rodolfo Perske e o ex-prefeito de Candiota, Odilo Dal Molin.

Na abertura, a vereadora Hulda Alves, falou sobre ter proposto a sessão especial. “É uma honra estar aqui nesta sessão especial comemorativa aos 70 anos da Emater, tanto como vereadora como extensionista. Não há palavras que eu possa expressar a alegria como extensionista que sou desde 2001, como comprometida com o campo, com a extensão rural. Estar aqui fazendo parte da história da Emater por 28 anos em Candiota e também na Câmara de Vereadores é maravilhoso, pois junto aos colegas fizemos parte de uma instituição que tem credibilidade junto as famílias rurais, as parcerias, cooperativas, agências bancárias e associações de produtores”.

O gerente regional da Emater/Ascar Bagé, Rodolfo Perske agradeceu o convite e a homenagem à instituição. Após saudar os presentes, ele lembrou não ser todo dia que uma empresa chega aos 70 anos e fez uma breve apresentação do escritório regional, que é composto por 81 funcionários, sendo 70 distribuídos em 20 escritórios municipais entre o Corede Campanha e Corede Fronteira Oeste, correspondendo a 23% da área do Rio Grande do Sul e mais de 740 mil habitantes.

Prefeito Folador junto ao ex-prefeito Odilo Dal Molin, que lutou para trazer a Emater para o município e a proponente da sessão, Hulda Alves Foto: Priscila Mello/Assessoria GHA

O ex-prefeito de Candiota, Odilo Dal Molin, lembrou a luta para conseguir o escritório municipal em Candiota e destacou que são os trabalhadores que fazem a Emater, e com que ela seja grande, importante e necessária. “Tivemos que lutar muito, não foi fácil, e o ‘Tocha’ foi muito importante nesse processo. Candiota tinha as populações estaduais, federais com assentamentos, invasões, terra conquistada. As do estado a prefeitura já trabalhava com eles e os outros foram abandonados pelo Incra transformando os campos em favelas rurais. O que se conquistou foi no braço forte dos trabalhadores, mas hoje a Emater também atua, antes não podia. A Emater/Ascar foi a primeira mão que o estado estendeu ao pequeno produtor rural. Hoje estamos celebrando uma empresa que se não fosse inventada, teríamos que inventar. Ela é muito necessária dentro da casa com as mulheres, os jovens, as crianças, para encaminhamentos, criar esperanças, expectativas. Muito mais do que cuidar da planta, mas da pessoa. Estou muito feliz de estar aqui, desejo mais força, recursos, para crescer mais e assistir melhor”.

O prefeito Luiz Carlos Folador falou sobre a importância da entidade. “Esses 70 anos são de muitas conquistas e ainda teremos mais. Estamos muito felizes com a parceria existente com a Emater, que é de mão dupla. Neste ano, a instituição elaborou todos os projetos junto a nossa equipe, BioNatur, Cideja e vereadora Luana, do fomento de R$ 16 mil para as famílias. Agora estamos pleiteando que mais 40 famílias também consigam essa verba. Vamos lutar para que a Emater tenha mais técnicos”, disse ele, relatando também outras ações voltadas ao setor rural.

Também fizeram uso da palavra os vereadores Adriano Revelante, Luana Vais e Marcelo Belmudes.

EMATER EM CANDIOTA

Em 2025 a Emater Candiota completa 31 anos no município, com uma atuação anterior a emancipação política do município e a instalação do escritório municipal, pois com o advento dos assentamentos no final dos anos 80, a equipe de Bagé assistia tecnicamente as famílias.

O escritório em Candiota foi inaugurado em 1993, na época do prefeito Odilo Dal Molin, inicialmente como extensão de Bagé e depois contou com equipe própria.

Primeira equipe da Emater Candiota Foto: Priscila Mello/Assessoria GHA

A primeira equipe foi composta pelo engenheiro agrônomo Juarez Silveira Machado, pela extensionista técnica social Silvia Maria Nunes Del Ducca Gomes, pelo técnico agrícola Luiz Carlos Folador, hoje prefeito de Candiota, e pela auxiliar administrativa Ana Marlize Muller Beck. O secretário de Agropecuária de Candiota era Vital Cardoso Abreu (Dezinho – já falecido).

Vereadora e extensionista Hulda Alves, ao lado dos colegas da Emater de Candiota Foto: Priscila Mello/Assessoria GHA

A atual equipe da Emater/Ascar é composta pela engenheira agrônoma Michele Pereira Malcorra, pela extensionista técnica social Hulda Maria da Silva Alves, pelo técnico agropecuário e chefe do escritório municipal Matheus do Amaral Caetano e pela estagiária em agronomia, Rafaela Acosta Gonçalves.

A Emater Candiota tem um público assistido registrado no sistema de planejamento de 1.139 famílias, atuando nas mais diversas áreas.

JÁ FOI NOTÍCIA NO IMPRESSO

Comentários do Facebook