ANIVERSÁRIO

Sessão Solene marca os 30 anos de emancipação de Hulha Negra

Diversas autoridades fizeram parte da mesa oficial Foto: Silvana Antunes TP

O ginásio Antônio Costa Carocha, sediou na noite de quinta-feira (24), uma Sessão Solene em homenagem aos 30 anos de emancipação político-administrativa. Realizado pela Câmara de Vereadores e Vereadoras de Hulha Negra, o evento foi aberto ao público e teve como finalidade, além de festejar a data, homenagear integrantes do período de emancipação do município.

A mesa de autoridades foi composta pela presidente do Legislativo, Tanira Ramos, pelo prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, deputado estadual Luiz Fernando Mainardi, representando a presidência da Assembleia Legislativa, Márcia Marinho representando o deputado federal Afonso Hamm, a secretária de Educação de Bagé, Adriana Lara, representando o prefeito Divaldo Lara, o prefeito de Lavras do Sul, Sávio Prestes, a vereadora Hulda Alves representando o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, o vice-prefeito de Hulha Negra, Igor Canto, a presidente da Câmara de Pinheiro Machado, Laura Ratto, o secretário de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos de Bagé, Ronaldo Hoesel, ex-diretor da CEEE, Lucio do Prado e a ex-vice-prefeita de Hulha Negra, a médica Ester Köester. A sessão ainda contou com a presença de secretários de Hulha Negra, Candiota, vereadores e lideranças regionais.

Foram homenageados: Achylles Braghirolli, Amâncio Feijó Alves, Breno Vidart Martins, Dorzil Peres Gonçalves, Dulcemar Ney Garcia Jorge, Edmundo Einhardt, Elias Scoto Ritta, Gil Scoto, capitão Hugo Canto, Jaci Jacinto Coelho, Jacinto Brião Ramos, Kátia Heemann, Lourenço Macke, Marcelo Mincarone, Marco Antônio Ballejo Canto, Maria Emília Canto Feijó e Sebastião Sales da Silva.

Presidente do Legislativo, Tanira Ramos, deu início a Sessão Foto: Silvana Antunes TP

A presidente do Legislativo, Tanira Ramos, deu início a Sessão Especial saudando aos presentes e relembrando um pouco da sua trajetória junto ao município. “Comecei a trabalhar no frigorífico Pampeano/Marfrig antes mesmo da emancipação. Foi aqui que casei e passei muitos momentos da minha vida, inclusive formar família. Acompanho o município desde a emancipação, um município que perdeu o aspecto de vila se tornando uma cidade próspera. Sabemos que muito disso parte da questão política e apesar das pessoas não gostarem muito de política é ela que permeia nossa vida, e quando é tratada de forma séria, as coisas acontecem, impactando positivamente na vida das pessoas. Precisamos ser facilitadores da vida das pessoas, retribuir tudo que Hulha Negra nos proporcionou. Vida longa a Hulha Negra e parabéns a todos que lutaram para este município chegar onde está hoje”, explanou.

Foram homenageados integrantes do processo de emancipação Foto: Silvana Antunes TP

Entre as autoridades que fizeram uso da palavra, o vice-prefeito Igor Canto saudou os presentes e parabenizou a presidente do Legislativo pelo evento. Ele disse que o momento era para falar de Hulha Negra. “É uma satisfação chegar aos 30 anos e ver o progresso de Hulha Negra. Algumas pessoas, como um certo capitão Hugo, junto ao Lourenço Macke, Maria Emília, Breno Vidart, Titi, Elias Scoto que pegava um pãozinho com mortadela e saía com o capitão Hugo delimitar as áreas de Hulha Negra para fazer um mapa e começar a luta da emancipação. A gente se emociona em lembrar o que foi Hulha Negra e o que é agora. Para conseguir algum dinheiro né seu Jacinto?, o seu Igor ia vender osso, vidro, latinha, quando criança. O que tínhamos e o que mudou? Tudo! Tem muita coisa para melhorar, mas na educação não tínhamos escolas e hoje temos da creche a universidade; na saúde não tínhamos nem posto, tínhamos um carrinho. Estamos aqui de passagem, mas sabendo que temos um ideal, um objetivo, com humildade, dedicação e ação. Viemos aprendendo dia a dia. Hoje é um dia emocionante, principalmente para quem nasceu aqui em Hulha Negra”, relembrou Igor.

O prefeito Renato Machado cumprimentou a todos os presentes, a presidente do Legislativo e as demais autoridades. Ele lembrou que atualmente, ao lado do vice-prefeito Igor Canto, caminha no segundo mandato, respeitando a vontade do povo. O prefeito recordou importantes momentos e pessoas que fizeram parte da história da cidade. “Agradeço a Deus por estar neste momento em Hulha Negra e ela chegar aos 30 anos desta forma”.

O evento foi finalizado com apresentações de talentos do município e bolo pela passagem dos 30 anos.

* Matéria atualizada conforme jornal impresso  de 30 de março a 1º de abril.

Comentários do Facebook