DIA DA MULHER

Sessões Especiais fazem homenagens a mulheres em Candiota

Primeiro dia, proposto pela vereadora Luana Vais (PT), foi de palestras e debates
sobre temas relacionados as mulheres. Presidente do Legislativo de Hulha Negra,
Tanira Ramos (PTB), à esquerda, foi convidada e compôs a mesa de autoridades Foto: Divulgação TP

Esta última semana foi voltada a homenagear as mulheres na Câmara de Candiota. Na segunda-feira (7), o plenário Gregório Ferreira sediou uma Sessão Especial proposta pela vereadora Luana Vais (PT) alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

A Sessão Especial foi aberta pelo presidente da Câmara, vereador Ataídes da Silva (PT), que parabenizou as mulheres pelo seu dia e manifestou repúdio a incitações negativas e desrespeitosas relacionadas as mulheres.

A vereadora Luana Vais agradeceu a presença de todas as mulheres, destacando o trabalho e história de cada palestrante. Vais também cumprimentou a vereadora e presidente do Legislativo de Hulha Negra, Tanira Ramos dos Santos Martins (PTB), que também compôs e mesa de autoridades.

Reproduzindo uma frase recebida por uma amiga, a vereadora explanou: “Eu não sou livre enquanto alguma mulher não o for, mesmo quando as correntes dela forem muito diferentes das minhas. Acho essa frase muito impactante, enquanto tiver uma mulher injustiçada, todas nós seremos, é obrigação nossa estar na luta para que nenhuma seja injustiçada, então dessa forma eu conclamo a todas nós para que estejamos sempre na luta por nossos direitos. Não podemos admitir desacato, para que nossos direitos sejam garantidos”, explanou.

Mensagens também foram enviadas pelo deputado protagonista da Máscara Roxa no Estado, Edegar Preto e a deputada Sofia Cavedon.

Uma programação foi montada contendo palestras e debates sobre o tema. A vereadora de São Leopoldo, Ana Afonso (PT) ministrou um debate sobre o tema “Lugar de mulher é onde ela quiser”. Logo após, ocorreu o debate com o título “Avanços necessários nas políticas públicas para as mulheres”, com a secretária geral do PSB Mulher e vice-presidente do PSB de Candiota, Lidiane Funari Rosa. Em continuidade, Valquíria, dirigente do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e Sandra Muller, diretora da escola Oito de Agosto, fizeram relatos de experiências das mulheres do campo.

Tanira Ramos parabenizou a todos pelo evento e fez uma breve apresentação sobre a própria vida aos presentes, assim como de sua trajetória. “Tenho um trabalho de luta, de resistência. Tudo que vem da mulher é assim, mas não faço uma política vitimista, acho que temos que ter uma política de força, de resistência, nos apoiarmos. Fui a mulher mais votada no município com 219 votos e isso nos fortalece. O mais provável aconteceu, única mulher, negra, em uma Câmara onde há vereadores de mais mandatos e me tornei presidente da Câmara. Não é fácil, quem é da política sabe, mas teres a presidência são necessários muitos atributos, jogo de cintura, mas aconteceu. Hoje tentamos fazer um trabalho diferenciado dentro do município, com programa de rádio, sessões itinerantes, solenes. Acredita que o que falta é coragem das mulheres, não nomes para completar legenda, mas mulheres com coragem, propósito de vida para uma política com função social e que impacte positivamente na vida das pessoas”.

Vereadora Luana Vais (C), junto a convidadas e participantes da sessão Foto: Divulgação TP

MULHER DESTAQUE – Seguindo as homenagens pela passagem do Dia Internacional da Mulher, proposta pela vereadora Hulda Alves (MDB), aconteceu na terça-feira (8), uma sessão Solene para entrega do título Mulher Destaque 2022 a Dalva da Silva Souza pelos relevantes serviços prestados ao município.

O evento também aconteceu no plenário Gregório Ferreira, onde a mesa de autoridades composta pelo presidente da Casa, Ataídes da Silva, vice-prefeito Paulinho Brum (PSDB), vice-presidente da Câmara, Marcelo Gregório (PSDB), 2º secretário Gildo Feijó (MDB) e pela homenageada. Além do título Destaque, homenagens também foram feitas por familiares.

Após saudar os presentes, o vereador Ataídes parabenizou todas as mulheres pela data, em especial a homenageada da noite. Após o hino nacional brasileiro, foi apresentada a história de Dalva, casada com Vilmarin Menezes, de onde nasceram as filhas Lizandra e Liziane, e neta Agnes. Trabalhou na Cooperativa da CRM e contabilizou inúmeros vestidos de prenda como costureira.

Costureira Dalva da Silva Souza recebeu o título de Mulher Destaque 2022, indicada pela vereadora Hulda Alves Foto: Divulgação TP

Em sua fala, a vereadora Hulda Alves cumprimentou a todos os familiares da homenageada pela participação em plenário e falou da importância do momento. “Que alegria em poder fazer parte desta família de certa forma, dona Dalva melhor amiga da minha mãe. Esse é um momento muito especial, estamos muito felizes neste Dia Internacional da Mulher. Não imaginava que pudesse ter um dia tão intenso, pelo segundo ano entregamos esse título. Dona Dalva é referência para todos nós, ela costura desde os 16 anos, fez cursos e acumulou conhecimento. Ela é referência no empreendedorismo e desejamos que este momento seja perpetuado em sua vida”, manifestou a vereadora.

Ao fim, a homenageada agradeceu a todos que estavam presentes na sessão para prestigiá-la. “Estou muito contente pela lembrança, obrigada”.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook