
Há duas décadas, no centro de Bagé, com a presença do presidente Lula, foi anunciada a criação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Foto: Arquivo/PMB
Os 20 anos do anúncio da criação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) serão celebrados, em Bagé, neste domingo, 27 de julho, com shows gratuitos das bandas Ultramen e Comunidade Nin-Jitsu. O evento, promovido pela Prefeitura de Bagé, através da Secretaria de Cultura, em parceria com a Unipampa, está marcado para começar a partir das 16h no largo da Praça Silveira Martins (Coreto).
Para o prefeito Luiz Fernando Mainardi, a celebração vai além da música e do lazer, sendo um reconhecimento a uma das maiores conquistas da história recente da região. “A Unipampa é um divisor de águas para a nossa metade sul. Foi uma conquista da luta popular e ajudou a transformar a vida de milhares de jovens, além de movimentar toda a região. Agora, queremos reafirmar essa data tão importante como um momento de celebração”, ressalta.
O reitor da Universidade Federal do Pampa, Edward Pessano, também destaca a importância do momento para a instituição e a comunidade acadêmica, ressaltando o impacto transformador da universidade na metade sul do Estado. “A criação da Unipampa, além de proporcionar acesso ao ensino superior, tem contribuído para o desenvolvimento social e econômico das cidades e regiões onde está presente, além da produção de conhecimento científico para todo o nosso país. Fazer parte desta instituição como servidores e servidoras é uma imensa honra profissional”, afirma.
Vale ressaltar que junto aos shows de Ultramen e Comunidade Nin-Jitsu, o público poderá aproveitar a apresentação de abertura com o Trio Unipampeano, formado por pessoas ligadas à instituição de ensino, além de praça de alimentação com gastronomia local e feira com empresas da cidade.
INAUGURAÇÃO DO BLOCO 5
Antes da festa na praça, a programação oficial inicia às 15h30, com a inauguração do Bloco 5 no Campus Bagé da Unipampa. A cerimônia contará com a presença de autoridades, lideranças políticas e acadêmicas, reforçando o compromisso da universidade com a expansão e a qualificação da sua estrutura física e pedagógica.
UM ATO QUE MOBILIZOU A REGIÃO
O anúncio da criação da Unipampa aconteceu em 27 de julho de 2005, durante um ato público histórico em Bagé. Na ocasião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado dos ministros Tarso Genro e Fernando Haddad, do prefeito Mainardi e de outras autoridades políticas oficializou a criação da universidade diante de cerca de 40 mil pessoas. A universidade iniciou suas atividades em 2006 e conquistou autonomia plena em 2008, por meio de lei federal.