RURAL

Sindicato dos Trabalhadores Rurais incentiva a ovinocultura em Pinheiro Machado

Associados aderiram ao programa que busca estimular a ovinocultura Foto: Divulgação TP

Com o objetivo de fomentar a ovinocultura, na manhã do último domingo (2), o presidente do Sindicato dos Traba­lhadores Rurais (STR) de Pinheiro Machado, Mateus Garcia, acom­panhado do vice, Júlio Moreira, assinaram novos contratos com cabanheiros e associados para dar continuidade ao Programa de Aquisição de Carneiros. A ação já acontece desde o ano passado, quando beneficiou 10 produtores rurais.

Desta vez, o ato aconteceu durante a tradicional Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha). Segundo Mateus, até o momento mais seis associados aderiram ao programa e foram beneficiados com sete reprodutores – um de­les adquiriu dois. “Estamos no segundo ano de parceria entre o sindicato e os cabanheiros: em 2019 foram as raças Ideal e Meri­no através da Cabanha da Aguada, de Edson Hélio Farias, e Perau da Águia, de Héber Farias. Em 2020 a parceria rompeu as fronteiras do município e a Cabanha Dom Amado, de Hulha Negra, com reprodutores da raça Texel, e a Cabanha Espinilho, de Bagé, com a raça Corriedale também estão participando”, informou.

De acordo com o presiden­te, um dos fatores importantes é que as cabanhas ofertam um prazo de pagamento estendido até 15 de dezembro, facilitando a aquisição de carneiros. “Isso evita que o pro­dutor precise desembolsar o recur­so agora, podendo reter animais na propriedade para o acasalamento ou até adquirir mais matrizes com os recursos que iria disponibilizar para adquirir o carneiro; também possibilita pagar com a produção de cordeiros ou com a safra da lã. Desta forma, entendemos que o programa é uma ferramenta bastante eficiente para fomentar a ovinocultura”, destaca Mateus.

Para o negócio, foi levado em consideração o preço do cor­deiro base da cotação agropecuá­ria da Emater. Acompanhou o ato, representando o Sindicato Rural, o secretário da Junta Governativa, Paulo Alves.

Os convênios foram firmados no estande do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Foto: Gislene Farion TP

Comentários do Facebook