RURAL

Sindicato Rural busca adequações de protocolos sanitários para realização da Feovelha

A Junta Governativa esteve junto ao titular da Secretaria de Saúde, Éliton Rodrigues (D) Foto: Gislene Farion TP

A noite da última terça-feira (1º) foi marcada por reunião nas dependências do Sindicato Rural de Pinheiro Machado. Entre as principais pautas, a realização da 37ª edição da Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha) foi debatida entre a Junta Governativa e o titular da Secretaria de Saúde e Ação Social, Éliton Rodrigues. A autoridade de Saúde foi convidada pelo presidente Edson Hélio Farias, o Misura, para sanar dúvidas da equipe organizadora do evento mais tradicional do município e que acontece de forma ininterrupta durante todos esses anos. Em 2021, a Feovelha está marcada para ocorrer entre os dias 28 e 30 de janeiro no Parque Charrua.

Para Misura, a pandemia do novo coronavírus trouxe um desafio gigantesco em se tratando de evitar aglomerações para não disseminar a Covid-19. “Esperamos e trabalhamos durante o ano todo para mais uma edição da Feovelha e o produtor rural fica na expectativa, guarda seus melhores animais para comercializar no nosso evento. Estamos cientes da necessidade das adequações em 2021 para que possam ocorrer as feiras e também entendemos que, infelizmente, a parte festiva que mobilizava muitas pessoas não vai poder ocorrer”, disse.

De acordo com o secretário de Saúde, a Prefeitura de Pinheiro Machado é parceira para tirar os projetos do papel e colocá-los em prática, garantindo sua realização e principalmente a segurança de todos os envolvidos, desde que haja possibilidade de protocolar um plano de contingência adequado. “Falo aqui em nome do governo municipal, garantindo que queremos fazer acontecer, que os projetos saiam do papel da melhor forma possível porque entendemos perfeitamente a grandiosidade da Feovelha e todo o impacto econômico que ela gera. Precisamos nos adequar, seguir os protocolos sanitários, manter o distanciamento, uso de álcool gel e evitar aglomerações, mas nossa equipe está à disposição para a criação de um plano de contingência que se adeque às dependências do Parque Charrua e à programação dos remates”, garantiu Éliton.

Atualmente, Pinheiro Machado – que pertence à região Covid de Pelotas – está classificada na bandeira vermelha do modelo de Distanciamento Controlado do governo do Estado. Como resposta ao aumento de casos e mortes causadas pelo coronavírus, Eduardo Leite anunciou uma pausa no sistema de cogestão, onde os municípios tinham autorização para adaptar seus decretos de acordo com a realidade local. Pelo menos nos próximos 15 dias os protocolos serão padrões para todo o território gaúcho. A classificação da bandeira é anunciada toda a segunda-feira e é válida até a semana seguinte. Não há garantia de como estará a situação da pandemia entre os dias 28 e 30 de janeiro de 2021. Até lá, trabalha-se com um projeto presencial e virtual para que o evento aconteça.

Vinte candidatas concorrem à Corte da 37ª Feovelha

Em 2020, a Corte da Feovelha foi formada por Thalyra Azambuja, Kira Peroba e Raquel Moraes Foto: Gislene Farion TP

Com 20 candidatas inscritas em um período de apenas quatro dias de disponibilização de um formulário on-line, o Sindicato Rural também buscou orientação de como vai poder realizar a escolha da nova Corte da Feovelha. Na oportunidade, Éliton sugeriu que seja utilizada a Câmara de Vereadores por já estar adequada aos protocolos sanitários necessários para haver presença de público.

A escolha, conforme informou o presidente da Junta Governativa, vai ser interna, apenas contando com a presença das candidatas e de membros da organização sindical. Também em um formato sem desfile, as meninas apenas serão submetidas a uma entrevista individual, com perguntas relacionadas à importância da ovinocultura no cenário estadual e municipal, além de curiosidades e informações sobre o evento. O ato restrito está marcado para a próxima quarta-feira (9), a partir das 19h30.

A ideia principal é contar com um trio disposto a trabalhar na divulgação da Feovelha pelas cidades da região e junto ao governo do Estado. “Mais do que nunca vamos precisar divulgar esse formato digital que a feira vai passar a contar, o acesso à programação, onde assistir, como comprar ou vender e por isso precisamos que a Corte da 37ª edição seja nota 10 em comunicação”, salientou Misura.

INSCRITAS PARA O CONCURSO DA CORTE DA FEOVELHA 2021

Alessandra Martins Dantas
Antônia Castro Baez
Brendha Laner Rosso
Dara Dutra Antunes
Etiane Messa Valério
Fernanda Pereira João
Flávia Martins Garcia
Jeanifer Teixeira Camacho
Jordana Batista Pires
Julia Da Rosa Moreira
Katiele Bubolz Hornke
Louislene Messa Valério
Milena Leal Lange
Natália Gomes Funari
Nathália Castro Magalhães Morais
Nathália Raiza Avero Perondi
Nathália Rodrigues Bandeira
Náthalie Costa de Ávila Lopes
Priscila de Araújo Fagundes
Selena de Souza Soares

Comentários do Facebook