GESTÃO 2022-2024

Sindicato Rural de Pedras Altas tem nova diretoria

Carlos Hofmeister Neto foi eleito presidente e Henrique de Souza Anselmo para vice

* Por Gislene Farion

A tarde da quinta-feira (30) foi marcada pela posse da nova diretoria do Sindicato Rural de Pedras Altas. Recentemente, a partir de apresentação de chapa única, os sócios elegeram Carlos Hofmeister Neto e Henrique de Souza Anselmo para presidente e vice-presidente da entidade na gestão 2022-2024. Durante a cerimônia, também foram empossados secretários, tesoureiros, Conselho Fiscal, suplentes e delegados. O ato ocorreu no Parque Rural da Cidade do Castelo.

DISCURSOS – Na oportunidade, Ana Cândida Azeredo, a Preta, se manifestou sobre o tempo em que esteve à frente da diretoria e a importância de poder contar com um grupo que “pegou junto”, além da Prefeitura, Secretaria de Saúde, de Assistência Social, de Obras e entidades fundamentais para o agro como a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Ela sai de cena, mas não da história – foi a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente do Sindicato Rural de Pedras Altas desde os quase 21 anos de sua fundação.

Arildo Madruga, presidente da Câmara de Vereadores, ressaltou o momento político do município – de prestação de serviços qualificada e união existente entre os poderes para que Pedras Altas esteja em constante desenvolvimento. Parabenizou a gestão que se despedia do cargo, a qual enfrentou a pandemia e todos os seus desafios, além de colocar o Legislativo à disposição da nova equipe de trabalho para lutarem juntos pela categoria.

Para o prefeito Bebeto Perdomo, o momento é grandioso pela importância do sindicalismo – não só a que o Sindicato Rural possui dentro do contexto da sociedade pedrasaltense, mas na sociedade gaúcha e na sociedade nacional. “Para terem uma ideia, há 10 anos Pedras Altas tinha 6 mil hectares de soja, hoje nós estamos chegando a 50 mil hectares. É uma nova realidade. É um novo momento que vivem esses produtores nesses novos segmentos que temos no nosso município e eles têm que participar da nossa sociedade. Não posso dizer que não é comigo, que não gosto da política e do sindicalismo. A nossa vida vive através disso e é por isso que temos que pedir para se associarem, assim como o Henrique Anselmo fez com a ficha de associação, porque quando der a estiagem, a enchente ou qualquer problema, é no Sindicato Rural, na Prefeitura, na Câmara de Vereadores e na Farsul que todos vão procurar o apoio e obter algum retorno como tem sido”, lembrou.

Qualificação e empreendedorismo serão as marcas da gestão de Hofmeister Foto: Gislene Farion/Especial TP

NOVO PRESIDENTE – Pelos próximos três anos, o Sindicato Rural de Pedras Altas contará com um presidente natural de Porto Alegre, mas que veio para a região em 1981 e por Pedras Altas ficou, construiu família e tratou de empreender. Hoje, com orgulho, se diz pedrasaltense. Carlos Hofmeister Neto, 62 anos, é produtor rural, médico veterinário e proprietário do vinhedo que leva o nome do município. Em seu currículo, também traz a presidência do já extinto Conselho Regulador do Cordeiro Herval Premium, projeto regional e pioneiro na comercialização organizada de carne de cordeiros, e atualmente é responsável pela certificação da carne de cordeiro Corriedale.

GESTÃO 2022-2024 – Durante sua fala, Hofmeister fez questão de abordar as magias da pequena Pedras Altas e de todo o legado deixado por Joaquim Francisco de Assis Brasil. “Assis Brasil esteve aqui no início do século, em 1910, e ficou até seu falecimento. Depois disso, essa região se transformou num destaque genético daquilo que era o mais importante do Rio Grande do Sul naquela época: a pecuária. E aquela semente plantada por Assis Brasil transformou Pedras Altas. Foi uma semente plantada por pessoas inteligentes, que enxergaram essa possibilidade e investiram, deixaram um legado. Agora chegou a vez de nós fazermos a nossa parte”, disse.

Na oportunidade, o novo presidente fez questão de elogiar o empenho da agora antiga diretoria – que conseguiu manter o sindicato de portas abertas e prestando apoio à categoria mesmo diante da crise sanitária que assolou o mundo. “Destaco a questão da juventude que essa diretoria que está saindo conseguiu mobilizar e fez essa imensa renovação, além da participação maciça das mulheres que deram perfeita contribuição para a entidade”, registrou.

Representantes da Farsul, Senar, Prefeitura e Câmara de Vereadores participaram da cerimônia Foto: Gislene Farion/Especial TP

Para o próximo triênio, Hofmeister disse que o foco do Sindicato Rural estará baseado em dois pilares: qualificação e empreendedorismo. “Temos uma agricultura e pecuária muito técnica, não há mais espaço para subjetividades – e aí o Senar, a Prefeitura, o Sindicato Rural e todos nós temos obrigação de investir nessa juventude que temos hoje em Pedras Altas. Uma máquina que custa milhões de reais não pode ser operada por uma pessoa sem qualificação, precisamos dar essa opção tanto para pessoas que querem trabalho e carreira dentro dessa atividade como para os investidores, aqueles que fazem a lavoura”, destacou.

Sobre o empreendedorismo, o médico veterinário citou a participação da categoria na sua diretoria. “Tentamos buscar algumas pessoas que estão chegando no município e que focam nessa questão, porque são coisas novas: a soja, a oliveira, a viticultura. Temos muitas potencialidades aqui e temos que tratar de empreender. Assis Brasil foi um empreendedor e deu no que deu. Temos que sair da zona de conforto e esse é um desafio de todo o produtor rural”, disse.Ele ainda pontuou a importância de agregar mais sócios ao quadro e que o trabalho começará por aí – mobilizando outros produtores para unir forças junto ao Sindicato Rural.

PRESENÇAS – Além dos já citados, estiveram presentes na cerimônia representantes da Farsul, Senar, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Emater-RS/Ascar, presidentes dos Sindicatos Rurais da região, Brigada Militar e secretários do governo pedrasaltense. Luiz Carlos Segat e a esposa, que recentemente se tornaram proprietários do histórico Castelo de Assis Brasil, também prestigiaram o ato.

DIRETORIA – Presidente: Carlos Hofmeister Neto; 1° vice-presidente: Henrique de Souza Anselmo; 2° vice-presidente: Fabio da Silva Azeredo; 1ª secretária: Izabel Trilho Otero Py Crespo; 2° secretário: Eduardo Winckler; 1ª tesoureira: Vanessa Elisa Kuntzer; 2° tesoureiro: Guilherme Azeredo Tessaro. Conselho Fiscal: Fernando Schroeder Lopez, Ricardo Bruno Correa e Carlos Albino Roloff. Suplentes: Antônio Silvano Oliveira, Eulália de Souza Anselmo e Fernando Souza Piegas. Delegados: Carlos Hofmeister Neto, Paula Paiva Hofmeister e Elisabeth Amaral Lemos.

Comentários do Facebook