PINHEIRO MACHADO

Sindicato Rural diz ser parceiro para retomada da Comparsa da Canção Nativa durante a 40ª Feovelha

Faz nove anos que evento não é realizado Foto: Arquivo TP

Na semana passada, uma importante informação foi repassada com exclusividade ao Tribuna do Pampa para ser transmitida a cidade de Pinheiro Machado e região. O prefeito Ronaldo Madruga confirmou para 2024, o retorno de um dos mais tradicionais festivais de música nativista do Rio Grande do Sul, a Comparsa da Canção Nativa.

O evento não acontece desde 2014 e o município recebeu a aprovação de captação de recursos pela Lei Rouanet. Já foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), a portaria que autoriza a captação do recurso para a 28ª edição do evento. Segundo a publicação, a JM Produtora de Eventos Ltda, de Porto Alegre, está autoriza a captar até 31 de dezembro deste ano, o valor de até R$ 273 mil. “O projeto aqui proposto trata da realização da 28ª edição do Festival Competitivo de Música Regional Gaúcha “Comparsa da Canção”, na cidade de Pinheiro Machado, Sul do Estado do Rio Grande do Sul. Com regulamento específico, serão classificadas 14 músicas, que deverão possuir a linguagem dos ritmos que compõe o universo sonoro da música regional e folclórica gaúcha, como milonga, xote, vaneira, bugio, chamamé, entre outras. Serão realizadas apresentações artísticas de alguns dos principais artistas da música regional e nativa do Estado. Realizado em dois dias, toda a programação terá entrada franca”, assinala a publicação no DOU.

O prefeito informou que a captação dos recursos está praticamente garantida junto à empresas parceiras. “As Farmácias São João confirmaram o aporte de R$ 200 mil”, disse o prefeito.

Comparsa costumava ter um grande público Foto: Arquivo TP

 

JUNTO A FEOVELHA

 

A ideia da Comissão Organizadora da 28ª edição do festival, segundo relatou o prefeito ao TP, é que ela retorne no mesmo formato original de quando foi criada, sendo realizada dentro do Parque Charrua e paralelamente a Feira e Festa da Ovelha (Feovelha), que em 2024 completa 40 anos.

Conforme apurado pelo jornal, ainda não foi realizada nenhuma reunião entre o Executivo e o Sindicato Rural de Pinheiro Machado, responsável pela realização da Feovelha.

Em contato com o presidente do Sindicato Rural, Heber Farias, ele informou que a entidade vê de forma positiva a notícia do retorno da Comparsa da Canção. Ele ressaltou que o Sindicato é a favor da realização do evento junto a Feovelha. “Ainda não foi feita nenhuma reunião com a Prefeitura pra tratar do assunto, mas somos plenamente a favor da realização do festival durante a 40ª Feovelha, isso engrandece o evento e somos parceiros pra que ocorra com certeza”, afirmou.

 

SOBRE A COMPARSA

 

A primeira edição da Comparsa da Canção Nativa aconteceu em janeiro de 1985, nas dependências do Parque Charrua, durante a Feovelha. Desde 2014 o evento não é realizado por falta de recursos financeiros. A decisão foi oficializada pelo prefeito José Felipe da Feira, que na época explicou ter sido uma decisão difícil, mas que precisou ser tomada. “Como a Comparsa é realizada em grande parte com recursos financeiros alcançados pela prefeitura, chegou-se à conclusão de que o mais sensato no momento foi optar pelo cancelamento”, explicou Feira na ocasião.

Cabe lembrar que a grande vencedora, em 2014, foi a canção Um Regalo pra Ana Flor, que ganhou o prêmio como melhor composição e melhor poesia, sendo agraciada com o troféu Nadir Ávila Ferreira. O intérprete Marcelo Oliveira foi eleito o melhor da categoria, e o instrumentista Aluísio Rochemback, também foi o vencedor no seu quesito.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook