CLIMA

Temperaturas devem ficar dentro da normalidade neste inverno

Médias devem variar entre 9°C e 12°C conforme

No dia 16 de junho, menor temperatura do Brasil, segundo a Sigma, foi
registrada na localidade de Passo de Areia, interior de Pedras Altas Foto: Inácio de Quadro/Especial TP

À 00h32min da próxima segunda-feira (21) inicia oficialmente o inverno astronômico, a época mais fria do ano. No entanto, o inverno climático, que é quando a atmosfera começa a se comportar como no inverno já iniciou desde a segunda quinzena de maio. O inverno no RS é marcado pela frequência sucessiva de frentes frias e massas de ar frio, que algumas vezes trazem geadas generalizadas, neve nas cidades de maior altitude e temperaturas negativas. Como é normal, dias mais quentes causados pelo vento norte ou pela atuação de veranicos acabam ocorrendo e se intercalam com os dias frios. As frentes frias respondem pela maior parte da precipitação que ocorre na estação mais gelada do ano.

Para saber como deverá transcorrer o inverno na região e Estado, o TP conversou com a equipe da Sigma Meteorologia, que falou das expectativas para os próximos meses e fatores percebidos durante o outono. Conforme o meteorologista Fernando Rafael, no mês de julho o esperado é que a temperatura fique dentro ou um pouco abaixo da média no Sul e Leste do RS. “A previsão de média depende de cada cidade conforme a altitude, mas na região elas devem permanecer na faixa doa 10 ou 12°C, alguns locais um pouco menos, na casa dos 9°C. Já no restante do estado a tendência é de que a temperatura fique dentro da normalidade. Também esperamos que as massas de ar frio ingressem com boa frequência, no geral com fraca a moderada intensidade, principalmente nas áreas mais ao Sul próximas à fronteira com o Uruguai. Porém, massas de ar frio intensas trazendo frio intenso podem ocorrer, da mesma forma que algumas entradas de ar quente”, explicou.

Nos últimos dias, na região impressa do TP com estações meteorológicas analisadas pela Sigma, municípios chegaram a registrar -3°C em Passo de Areia, interior de Pedras e -0,6°C em Pinheiro Machado. Já com relação a precipitação, Fernando disse que a tendência é que permaneça o padrão irregular, isto é, alguns dias com chuva que se alterna com vários dias sucessivos sem chuva ou com chuva de acumulados inexpressivos. “A tendência é de que a precipitação fique entre o normal e ligeiramente abaixo da média na maior parte do RS. Contudo, como é normal do padrão irregular, quando a chuva ocorrer não se descarta que alguns locais tenham acumulados mais expressivos, ocasionando chuva mais próxima da média ou até mesmo acima da média”, afirmou.

O meteorologista da Sigma ainda disse que o inverno de 2021 está começando sob uma situação de Neutralidade no Pacífico Equatorial, depois de um outono sob atuação do fenômeno La Niña. “A La Niña durante o outono favoreceu de forma geral acumulados abaixo da média histórica no trimestre março, abril e maio no Rio Grande do Sul, apesar de ter ocorrido alguns episódios pontuais de chuvas mais expressivas, sobretudo no mês de maio. As temperaturas de forma geral ficaram próximas da normalidade para o trimestre, com abril fechando acima da média e maio abaixo da média”, expôs Fernando, frisando ainda que o mês de maio foi o mais frio dos últimos cinco anos. “Em alguns locais o mais frio desde 2007”, destacou.

Sobre os próximos dias de junho, conforme o meteorologista, a segunda quinzena deverá terminar com temperaturas acima da média e chuva abaixo da normalidade. “Contudo, algumas mudanças nas oscilações atmosféricas vão favorecer uma segunda quinzena com temperaturas abaixo da normalidade, já que a frequência das massas de ar frio deve aumentar nas próximas duas semanas, principalmente na metade Sul gaúcha. Em relação às chuvas, há perspectiva de precipitação na metade norte do estado neste sábado (19), especialmente próximo à fronteira com Santa Catarina, e posteriormente, de forma mais abrangente pelo RS, entre os dias 25 e 26 devido a passagem de um sistema frontal”, concluiu.

Comentários do Facebook