CLIMA

Temporal faz Bagé e Dom Pedrito decretarem emergência e Candiota e Hulha suspendem aulas

Muitos estragos na Rainha da Fronteira Foto: Guilherme Monteiro/Especial TP

O temporal que se abateu sobre a região no início da manhã desta terça-feira (29), com fortes chuvas e ventos acima dos 100km/h, causaram uma série de estragos na região. Bagé e Dom Pedrito tiveram muitos alagamentos, quedas de árvores e postes, além de destelhamentos falta de energia. Ambos os municípios na decretaram emergência.

O prefeito de Bagé, Manoel Machado (PSL) decretou ponto facultativo em parte das repartições públicas. As estruturas administrativas também foram atingidas pelo temporal, como a falta de energia elétrica e impossibilidade de deslocamento dos servidores. Nestas repartições foi decretado ponto facultativo. Equipes das Secretarias de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra), Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Departamento de Água, Arroios e Esgoto (Daeb) e Secretaria de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (Semapa) atendem os chamados registrados pela cidade através da Defesa Civil. Ainda não foram contabilizadas o número de residências atingidas.

O prefeito de Dom Pedrito, Mário Augusto (Progressistas), decretou situação de emergência e ponto facultativo na Prefeitura em razão da falta de energia elétrica e impossibilidade de deslocamento dos servidores. Equipes das Secretarias de Obras e Desenvolvimento Social trabalham no auxílio aos afetados. Ainda não foram contabilizadas o número de residências atingidas, mas muitas pessoas estão solicitando auxílio através da Defesa Civil.

Em sua conta do Twitter, o governador Eduardo Leite (PSDB) informou que já acionou a Defesa Civil Estadual para que se desloque para estas cidades, incluindo Livramento. Ele também determinou que um caminhão com ajuda humanitária também seja deslocado com cestas básicas, cobertores, lonas, roupas e calçados.

Em Candiota e Hulha Negra devido a muitos pontos alagados, as aulas foram suspensas no interior dos municípios. O prefeito hulhanegrense, Renato Machado (Progresistas) decretou ponto facultativo na área de Educação.

Em Pinheiro Machado, conforme a Secretaria de Obras não houve incidentes mais fortes, porém muitos pontos de alagamentos tanto na cidade como no interior. Pedras Altas registra diversos pontos de alagamentos no interior.

Comentários do Facebook