REVEILLON ORIENTAL

Trabalhadores da Sepco1 comemoram ano-novo chinês em Candiota

Principal feriado da China, a Festa da Primavera, como é conhecido também, foi lembrado na UTE Pampa Sul

Durante as comemorações foram realizados sorteios com premiações em dinheiro Foto: J. André TP

Muita comida, alegria e celebração da amizade marcaram a tarde/noite desta segunda-feira (4). Uma grande festa comemorou a chegada do Ano Novo Chinês ou Festa da Primavera nas instalações da empresa chinesa Sepco1, em frente as obras da UTE Pampa Sul, em Candiota – onde a empresa atua na fiscalização.

Cerca de 300 trabalhadores, sendo que 230 são chineses, se confraternizaram e festejaram a chegada do Ano do Porco – o último animal dos 12 que constituem o zodíaco chinês e que dá a cara a 2019 no gigante asiático. O primeiro dia do ano na China foi nesta terça-feira (5), que difere do nosso calendário (gregoriano).

O TP foi convidado pela direção da Sepco1 para participar da festa. Com a ajuda de um intérprete, o jornal conversou com o gerente-geral da empresa em Candiota, Xiyu Gong. “Nossa relação com o Brasil é de muita amizade. Estamos muito felizes em estarmos aqui e trazermos um pouco de nossa cultura aos brasileiros”, assinalou.

Xiyu Gong é o diretor geral da Sepco1 em Candiota Foto: J. André TP

Com um salão enfeitado, bebidas, frutos do mar e o tradicional bolinho de massa recheado com carne – que representa a união da família e a amizade, a festa não deixou de ter um toque brasileiro e gauchesco, quando também foi servido o tradicional churrasco. Num gesto de acolhimento, Xiyu Gong ofereceu à reportagem do TP o bolinho do ano-novo.

Ao longo das comemorações foram realizados sorteios, onde os contemplados recebiam prêmios em dinheiro. Também, num outro toque gaúcho, os presentes assistiram uma apresentação da invernada artística candiotense Herdeiros do Chirivino, do CTG Luiz Chirivino.

E como não poderia deixar de ser, semelhante a nossa tradição, próximo a meia-noite foi realizada uma grande queima de fogos de artifício.

Outras empresas chinesas que estão prestando serviço em Candiota também celebraram a data e por isso a noite de segunda-feira na Capital Nacional do Carvão lembrou a nossa virada de ano devido ao espocar de muitos foguetes.

SAIBA MAIS – Segundo a tradição chinesa, este é um ano de prosperidade e estabilidade, características do Porco, o ano-novo chinês – data muito importante para a cultura chinesa.

Não há uma data fixa para as comemorações, que acontecem sempre de acordo com o calendário lunar, sendo regido pela lua nova, que ocorre entre 20 de janeiro e 20 de fevereiro. O Ano do Porco prolonga-se até 24 de janeiro de 2020.

As celebrações se estendem por 15 dias e envolvem vários rituais familiares. A partir desta terça-feira muitos chineses entraram num período de reflexão e análise sobre o passado para projetar o novo ciclo.

Cultura gaúcha, com dança e churrasco, fez parte dos festejos Foto: J. André TP

O primeiro dia do ano também serve para rezar aos deuses e afastar os monstros e para isso a cor vermelha é a melhor arma: daí que a decoração nesta época seja feita em tons de vermelho.

SOBRE A SEPCO1 – A estatal chinesa faz parte da Power Construction Corporation da China (Powerchina), sendo especializada em pesquisa e desenvolvimento de energia elétrica. O braço brasileiro da empresa é a Sepco1 Construções do Brasil Ltda, inclusive com atuações em diversas obras, como exemplo, a instalação das torres e linhas de transmissão da hidrelétrica de Belo Monte, no estado do Pará.

Em Candiota, a empresa já atua há um bom tempo, tendo participado da construção da Fase C da Usina de Candiota. Atualmente está no canteiro de obras da UTE Pampa Sul, onde fornece mão de obra especializada e fiscaliza a montagem.

Também, a Sepco1 é sócia da UTE Ouro Negro, projetada para ser construída em Pedras Altas, na divisa com Candiota. Na Ouro Negro, a Sepco1 será a responsável direta pela construção.

Comentários do Facebook