Três Toques – 15 a 21/MAR/2024 – Odilo Dal Molin

COMPAIXÃO

Esta é uma das palavras mais bonitas e significativas da nossa língua portuguesa. Se prestares atenção, ela é uma palavra composta (com+paixão) que unidas têm significado próprio e diferente.

Compaixão, como nós usamos, significa dor, lamento pelos outros. Pelos carentes ou infelizes. Temos compaixão pelos pobres e necessitados. Com os fracassados e desvalidos.

Compaixão é magnânimo, é apoiamento, solidariedade.

É isto que queremos para nossa cidade de Candiota: compaixão! Que nossos administradores tenham compaixão com nossas áreas públicas, praças e áreas de convívio. Os monstrengos construídos na praça central e no caminhódromo, áreas públicas, de convívio e lazer, clamam por compaixão.

Deus, zeles por nossa cidade com paixão e tenhas compaixão de nós que moramos aqui.

MISERICÓRDIA

Esta também é uma palavra composta, oriunda da nossa língua Mãe, o latim

(miserere+cordis) e significa solidariedade para com os menos favorecidos, com os desvalidos e necessitados.

O coração é o órgão humano que representa o amor e a misericórdia ou seja, a emoção pelo sofrimento alheio. Todos nós somos misericodiosos para com os que sofrem dores do corpo e ou da alma.

Nas igrejas cristãs pedimos que Deus seja misericordioso conosco e com nossos irmãos e às vezes esquecemos de ser misericordiosos diante dos mais fracos, dos oprimidos e perseguidos.

A nobreza de coração de solidariedade e compartilhamento é sentimento humano que nos dignifica e enobrece.

Quando ajudamos nossos semelhantes a crescer e se desenvolver e progredir estamos sendo misericordiosos, solidários e estamos dignificando nossas vidas.

Nada pode ser maior na vida nem mais importante que a misericórdia.

Nós que amamos nossa cidade, que zelamos para que seja sempre acolhedora e múltipla e zelosa com os fracos,  doentes e oprimidos, oremos para que Deus seja MISERICORDIOSO com nós.

 

IRRESPONSABILIDADE

Deixe a vida me levar. Vida leva eu (…)

Os outros… sentirão sobre os seus ombros o peso da vida…misericórdia…

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook