ANO NOVO
Janeiro passou tão rápido, que quase não percebemos. A contagem do tempo é cruel com aqueles que vêem a velhice batendo à porta.
Já estou velho, portanto é o meu caso. Quando olho no retrovisor, vejo uma infância cheia de amor pelos pais, tão jovens, pelos avós e tios e muitos primos com quem fiz as primeiras experiências de amor e respeito mútuo.
Vejo também um jovem já interno em busca das preciosidades do estudo e da devoção familiar. Quando vi estava longe da família, numa cidade distante com outros jovens idealistas. Em Ivorá, conheci luz elétrica e bola de futebol. Meu mundo era pequeno demais e o que encontrei era grande demais.
Muito estudo e muita reza depois, já bem moço fui cursar filosofia e me topei com um golpe militar furibundo e muito injusto e é claro, engajei-me ao lado dos mais fracos e oprimidos.
Não carece dizer, venceu o lado mais forte. Perdemos a luta, os empregos e muito do nosso futuro. Só não perdemos a dignidade e a honra de ter lutado pelos oprimidos.
Então, para falar do tempo acabei falando de mim. Voltemos, pois, ao tempo. O tempo passa, o tempo voa. É preciso medir o tempo em segundos, minutos, horas, dias, meses e anos para termos idade.
Nossos avós eram velhos quando já tinham 80 anos. Nossos pais, quando tinham 75 anos e nós somos velhos aos 70 anos.
Ninguém segura o tempo. O segredo, que já não é segredo, é viver bem cada momento. A idade não deve ser amargura, despeito e inveja. Todas as idades têm suas alegrias e tristezas. Não tão rápido e nem muito lerdo.
Seguir o tranco, amando teus vizinhos, respeitando. Uma mão estendida vale mais que muitas bofetadas. Amar e ser amado. Simples assim.
TRUMP NOVAMENTE
O grande bufão já não amedronta ninguém. É oco e não tem conteúdo. Tomou posse como se fosse o tal e já está negociando como negociam os estadunidenses. ‘O maior pedaço é meu’.
O pavão é uma ave lindíssima, mas quando se exibe mostra uma parte do corpo que todos procuram esconder. Assim é o Trump, nosso patrão. Um pavão de frente e também de fundos.
Exibiu os ‘fundos’ quando deportou algemados e acorrentados de mão e pé. As pessoas só querem trabalhar e viver melhor. Aí vem o furacão e os criminaliza.
Por que ele não faz o mesmo com a China, que é do tamanho dele? Parece os valentões de araque que quando as coisas vão mal se escondem debaixo da cama. Os europeus estão buscando uma nova ‘ordem mundial’. Vão conseguir.
Trump tentou ganhar a Faixa de Gaza de graça. Nem os judeus o apoiaram. É muito cruel. Se Gaza não existir, onde vão jogar as bombas que já estão vencidas nos EUA e Israel?
A lógica desta guerra é renovar e modernizar os armamentos cada vez mais letais.
E o povo? O povo é só um detalhe. As mães choram aos gritos lamentando seus filhos, suas casas. O povo Palestino é dramático e suas lágrimas assustam o mundo todo.
Este clima de terror é todo planejado e executado com ciência. Os laboratórios de extermínio são bíblicos. A Bíblia lida por algum ateu é um livro de guerra, de injustiças. Claro, não é assim que os cristãos entendem. Para nós é Revelação e orientação.
AS FLORES
Ah, se não fossem as flores com seus perfumes, suas cores, seus insetos, abelhas,para serenar a ira.