JORNALISMO

Tribuna do Pampa participa do 59º Congresso da Associação dos Jornais do Interior do Rio Grande do Sul

Evento promoveu a troca de experiências entre os jornais do interior do estado

O diretor do TP, João André Lehr e a jornalista Raíssa Vargas participaram durante os dois dias do congresso Foto: Divulgação/TP

Nos dias 11 e 12 de novembro o diretor e editor do TP, João André Lehr e a jornalista Raíssa Vargas estiveram em Santa Cruz do Sul no 59º Congresso da Associação dos Jornais do Interior do Rio Grande do Sul (Adjori-RS). O congresso, que ocorre anualmente, tem como foco o exercício da ci[1]dadania profissional e troca de experiências entre jornalistas e representantes de jornais do interior do Estado.

O evento aconteceu no Soder Hotel, com palestras voltadas para os jornais. No dia 11 também aconteceu a abertura oficial e a posse da nova diretoria com a presença de representantes do governo do Estado e dos poderes executivo e legislativo de Santa Cruz do Sul.

A secretária de Comunicação do Estado, Zete Padilha, que na ocasião também representava o governa[1]dor do Estado, falou que conhece o desafio dos jornais do interior. “Vocês representam a resistência do jornalismo local, e é no jornalismo local que as comunidades encontram a voz para mostrar seus anseios, às vezes se fala em acabar o jornalismo impresso, mas eu sei que não vai, porque eu sei que vocês honram a missão que é comunicar para as comunidades locais”, falou a secretária.

Na oportunidade também foi empossada a nova diretoria da entidade para o biênio 2022/2024 para o qual foi eleito como presidente o diretor do Jornal Momento, Omar Batista Luz. Também foram empossados os demais membros da diretoria e os integrantes dos Conselhos Fiscais e de Ética.

Para Omar Luz, assumir a entidade neste momento de grandes transformações é um desafio imenso diante da variedade de tecnologias de comunicação. “Felizmente o jornal impresso tem uma grande parcela da comunidade que deposita credibilidade em suas informações diante de uma enormidade de notícias falsas que hoje são divulgadas”, falou.

O presidente acrescentou ainda que os jornais têm a missão de assimilar esta nova tecnologia para o aprimoramento e ampliação de suas notícias sem, contudo, perder a sua existência física. “Pois no impresso não há como apagar, bloquear ou simplesmente alterar sem que o leitor não perceba como no caso das redes sociais que muitas vezes nem se sabe a origem ou a fonte da notícia”, falou.

PARTICIPAÇÃO DO TP – Esta é a primeira vez que o jornal Tribuna do Pampa participa de um congresso da Adjori-RS. “Nos parece que isso está dentro da perspectiva da nova diretoria, empossada no evento, qual seja, de trazer novos associados e novas ideias para dentro da entidade que representa os jornais em nível estadual”, falou o diretor João André Lehr.

Jornalistas do interior puderam trocar experiências e agregar conhecimento com as palestras realizadas Foto: Raíssa Vargas/TP

Palestras sobre a transição dos jornais para o mundo digital, design, ferra- mentas do Google e ações de publicidade também foram temas debatidos durante o congresso. João André enfatizou que saiu do congresso convicto de que o jornal impresso possui muita relevância ainda e assim será por muito tempo. “Estamos constantemente nos adaptando para que com o jornal, aliado a novas mídias, a gente siga produzindo conteúdo jornalístico de forma profissional e com credibilidade, com profunda identidade local, voltado, notadamente para o desenvolvimento das comunidades por nós abrangidas”, comentou.

CREDIBILIDADE – Um tema de grande importância debatido no evento foi o “Selo Adjori-RS”, que segundo a diretora do jornal Correio Livre, de Nova Prata e representante da equipe responsável pela certificação do Selo Adjori, Andréia de Barros, o selo servirá para comprovar que o veículo de comunicação como associado, está adimplente junto à entidade e também a divulgação através de impressões para manter a credibilidade. “Com esta certificação ativa será possível a Adjori buscar novos recursos através de mídias junto ao governo do Estado e iniciativa privada”, explicou a Andréia.

Além do encontro, também houve a entrega de troféus e diplomas do 5º Prêmio Adjori-RS de Jornalismo.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook