O jornal Tribuna do Pampa, com o intuito de contribuir com o processo eleitoral e com os eleitores dos municípios de Pedras Altas, Hulha Negra, Pinheiro Machado e Candiota – área de maior influência do veículo de comunicação -, está programando a realização de debates eleitorais entre os prefeituráveis dos municípios mencionados.
Como já havia sido noticiado na última edição impressa, a direção do TP esteve reunida na sexta-feira (23), com as coordenações de campanha das candidaturas de Pedras Altas. O coordenador da candidata Viviane Albuquerque, a Veca, da coligação PP e PL, e os coordenadores do candidato Volnei Oliveira (PT), compareceram na reunião e entenderam como será a dinâmica do debate. Porém, nesta segunda-feira (26), a coordenação de Volnei esteve na redação do jornal e afirmou que ele não irá participar do debate, que estava programado para acontecer no próximo dia 6 de setembro, às 10h. Como justificativa, foi alegado que tanto o prefeito quanto o seu vice, Amarildo Borges (PT), estarão envolvidos com a busca da chama crioula. Como já havia sido mencionado na reunião, sendo apenas dois candidatos disputando o Executivo e tendo a desistência de um dos lados, não haverá o debate de Pedras Altas.
Nos demais municípios, o jornal já iniciou os contatos com as coordenações de campanha. Para Hulha Negra, a data reservada para o debate é dia 10 de setembro. Para Pinheiro Machado o dia 17 e para Candiota no dia 24 de setembro, sempre às 10h. “Estamos preparando tudo com muito carinho para mais uma vez cumprirmos nossa missão de ajudar as comunidades a escolherem da melhor forma possível aqueles que serão os responsáveis por governar as cidades a partir de 2025”, assinala o jornalista, editor e diretor do TP, João André Lehr, que será o mediador dos debates.
DEBATE
O TP investiu na aquisição de equipamentos modernos para a montagem de um estúdio de TV em sua Redação, em Candiota. Os debates serão transmitidos pelas redes sociais do jornal, sendo que o de Candiota será retransmitido pela rádio Interativa FM. O debate de Pinheiro Machado, como já aconteceu em outras ocasiões, é realizado em parceria com a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços (Acias). A supervisão e responsabilidade técnica dos eventos será de Cláudio Veríssimo, que já teve passagem pela RBS TV, tem longa experiência em rádio e atualmente faz as transmissões da TV Câmara de Candiota.
Em relação as regras e o formato, essas serão divulgadas após a aprovação das coordenações. A realização dos debates terá a ciência da Justiça Eleitoral.