QUESTÃO ENERGÉTICA

Usina de Candiota terá geração de energia solar

Âmbar Energia está investindo na instalação de 3 mil placas solares fotovoltaicas para atender carga interna da unidade

Máquinas estão trabalhando na preparação do terreno onde serão instaladas as placas solares Foto: J. André TP

A Âmbar Energia, empresa do grupo J&F, iniciou a construção de um sistema de geração fotovoltaica que irá fornecer energia para a Usina Termelétrica (UTE) de Candiota, no Rio Grande do Sul. As 3 mil placas solares, que geram energia suficiente para atender cerca de mil residências, vão suprir parte da demanda interna da unidade.

Com atuação na geração, comercialização e soluções em energia, a Âmbar vem investindo em uma matriz cada vez mais diversificada com o objetivo de garantir a segurança energética e contribuir com o processo de descarbonização no país.

“O investimento na diversificação da matriz energética faz parte da estratégia de expansão do nosso portfólio contribuindo para a transição energética e reforçando o compromisso com o aumento da segurança energética no país”, afirma o presidente da Âmbar Energia, Marcelo Zanatta. A previsão, segundo ele, é que o sistema de geração fotovoltaica em Candiota entre em operação em fevereiro de 2025.

Além da Usina de Candiota, a Âmbar possui outras 38 usinas que produzem energia a partir de fontes hidrelétrica, solar, biomassa e biogás, totalizando 4,1 GW de capacidade instalada, além de 700 km de gasodutos. No segmento de geração solar, são cinco usinas fotovoltaicas instaladas nos estados de São Paulo e Goiás, e mais de 100 sistemas funcionando em telhados de empreendimentos de clientes.

SOBRE A ÂMBAR

A Âmbar Energia é o braço de energia do Grupo J&F, o maior grupo econômico privado do Brasil. A empresa se dedica ao desenvolvimento, implantação e operação de projetos de geração, comercialização e gestão de energia, além de um conjunto de gasodutos. Com 39 unidades de geração de energia, a Âmbar possui uma capacidade de 4,1gigawatts (GW) de geração de energia, fundamentais para garantir a segurança do abastecimento de eletricidade. A empresa é o segundo maior gerador privado de energia a gás natural no Brasil em termos de capacidade instalada e opera unidades hidrelétricas, solares, de biomassa, carvão mineral e biogás.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook