EXCLUSIVO

UTE Ouro Negro assina contrato bilionário com a chinesa Sepco1 e se prepara para vender energia no mercado livre

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Sílvio Marques e o diretor da chinesa Sepco1 Foto: Divulgação TP

O diretor-presidente da Ouro Negro S.A e ex-prefeito de Pedras Altas, Sílvio Marques Dias Neto, acaba de informar com exclusividade ao jornal Tribuna do Pampa, de que no início da noite desta sexta-feira (27), na sede da empresa, em Porto Alegre, foi assinado um contrato bilionário com o chinesa Sepco1 Construções do Brasil para a construção da Usina Termelétrica (UTE) Ouro Negro, projetada para ser edificada em Pedras Altas, na divisa com Candiota.

O contrato assinado é do tipo EPC, que na sigla em inglês significa  Engenharia, Compras dos componentes e Construção (Engineering, Procurement, Construction). Assim, a empresa chinesa será a EPcista. Conforme Sílvio, o contrato assinado nesta sexta é de 970 milhões de dólares americanos, que na última cotação ultrapassa os R$ 4 bilhões.  A Power China Eletric Power Corporation Ltd., que é a controladora da Sepco1 Construções do Brasil, é sócia e investidora da Ouro Negro Energia S.A. A Sepco1 atuou na construção da UTE Pampa Sul, em Candiota.

LEILÃO A-6 – A UTE Ouro Negro, está tecnicamente habilitada para o leilão de energia A-6, marcado para o mês de outubro próximo. Segundo Sílvio, a expectativa em relação ao certame é de otimismo. “Mesmo com a economia ainda em ritmo lento de recuperação e isto se reflete na baixa demanda por energia elétrica, a Ouro Negro está habilitada tecnicamente para participar deste e de outros leilões. A expectativa de venda de energia é otimista”, resume.

MERCADO LIVRE – Porém a grande novidade relatada por Sílvio ao TP é que a UTE Ouro Negro se prepara para vender energia no chamado mercado livre e por conta disso a obra deve começar em breve. “Estamos negociando a venda de energia elétrica no mercado livre com empresas do setor de mineração e beneficiamento de minérios. Já assinamos os Memorandos de Entendimento (MEs). O significado de assinarmos o contrato de EPC antes do leilão é o de que não estamos, necessariamente, vinculados a leilões. A construção da usina iniciará assim que a Ouro Negro Energia concluir suas negociações com as empresas de mineração e beneficiamento. A previsão é concluir os contratos de venda de energia elétrica em dezembro deste ano”, enfatiza.

O empresário disse que no momento oportuno estará combinando com o prefeito de Pedras Altas, Bebeto Perdomo (PSB) uma agenda para o anúncio do início das obras.

SOBRE A OURO NEGRO – Avaliada em mais de R$ 4 bilhões, o projeto será financiado 80% com recursos das instituições financeiras da China e restante do valor será pago com capital próprio das empresas sócias (ONE S/A, Sepco1 e Power China).

A termelétrica contará com dois geradores de 300 megawatts cada e deverá ser construída em Pedras Altas, na divisa com Candiota, numa área de terras próxima ao arroio Candiota e da mina de carvão da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) – que fornecerá a matéria prima. Durante a construção do empreendimento, deverão ser gerados cerca de quatro mil empregos diretos e 500 quando em operação.

O projeto já possui licenciamento prévio (LP) do Ibama, com a licença de instalação (LI) com pedido em tramitação. Também já possui outorga definitiva do uso da água do arroio Candiota emitido pela Agência Nacional de Águas (ANA).

Contrato foi assinado na sede da Ouro Negro, em Porto Alegre Foto: Divulgação TP

Comentários do Facebook