ABASTECIMENTO DE ÁGUA

UTE Pampa Sul deve entregar obra da ETA e rede adutora na próxima semana para a Prefeitura de Hulha Negra

Investimento em infraestrutura permitirá que o município seja abastecido pela água do reservatório do empreendimento após concluída outra etapa por parte do Executivo

Nesta quinta-feira (30), ETA passou por limpeza Foto: Patrick Corrêa/Especial TP

O problema da falta de água potável para o consumo dos moradores de Hulha Negra, município que faz divisa com Candiota e é vizinho da UTE Pampa Sul, é histórico já que a população é abastecida por poços artesianos. Considerando a situação, ainda no período de implantação do empreendimento, como contrapartida pela desapropriação realizada pelo município de Hulha Negra em algumas áreas para a construção do reservatório da barragem, a UTE Pampa Sul se comprometeu em construir uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e uma rede adutora de água para permitir o abastecimento do município com a água da barragem da usina, além de fornecer os materiais como canos e tubulações necessários para que a prefeitura construísse uma rede para ligar a nova ETA até o reservatório da sede do município.

Entre os anos de 2019 e 2020, a construção da ETA foi concluída, a estrutura foi testada e hoje está apta a operar. A ETA fornecida pela UTPS é a primeira do município, e está localizada próxima ao Clube Concórdia, na Trigolândia, cerca de três quilômetros da sede do município. A estrutura possui capacidade de tratamento de 20m³ de água por hora e tem como objetivo atender a demanda atual de consumo de água do município, além de estar projetada para suprir as necessidades da cidade por vários anos.

 

REDE ADUTORA

 

Em paralelo às tratativas para a ETA foi iniciado o processo para a construção da rede adutora de água, obra que já está concluída. A rede adutora de água tem 7,9 km de extensão, sendo responsável por interligar o ponto de captação de água da barragem da UTE Pampa Sul até a ETA, permitindo que o município seja abastecido pelo reservatório da usina. No final do ano de 2021, foram iniciadas as escavações com a colocação da tubulação e reaterro para em 2022 serem finalizadas as estruturas de suporte para tubulação que atravessa a ponte sobre o rio Jaguarão II.

Em Janeiro de 2023 a Pampa Sul realizou o treinamento sobre a operação da estação com a equipe da prefeitura de Hulha Negra. Os participantes receberam material impresso sobre a operação da ETA e passaram por todas as etapas do processo de funcionamento da estrutura. A entrega oficial da ETA para a prefeitura de Hulha Negra com a assinatura do terno de doação, está programada para acontecer no próximo dia 05 de dezembro de 2023.

“Concluímos com sucesso o comissionamento da rede adutora que agora está apta a operar e levar a água da barragem da UTE Pampa Sul até a ETA. Agora, para que a comunidade de Hulha Negra comece a ser abastecida, resta somente à prefeitura concluir as obras de interligação com a rede. Estamos satisfeitos com a conclusão desta obra porque entendemos o quanto ela impactará na qualidade de vida dos moradores”, destaca o presidente da UTE Pampa Sul, Aurélio Mattedi.

A obra da adutora, totalmente custeada pela UTE Pampa Sul, teve investimento de R$ 11,2 milhões. Com as duas obras finalizadas e comissionadas, resta concluir o processo de licenciamento ambiental, que deve ser conduzido pela Prefeitura de Hulha Negra, para que a adutora e a ETA passem a operar e a comunidade comece a ser abastecida pela água da barragem da UTE Pampa Sul.

 

PREFEITURA

 

O jornal busca informações a respeito da obra de construção de rede que liga a ETA a sede do município. Cabe lembrar que esta etapa é de responsabilidade da Prefeitura de Hulha Negra.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook