UTE Pampa Sul faz simulado de atropelamento de fauna com treinamento de resgate

 

O simulado criou um cenário realista de atropelamento de fauna silvestre, permitindo avaliar o tempo de resposta dos funcionários da usina para o atendimento à ocorrência Foto: Divulgação TP

Nesta segunda-feira (22), a UTE Pampa Sul, em uma iniciativa pioneira, realizou um simulado de atropelamento de fauna. A ação, que foi conduzida pelo setor de segurança do trabalho da usina, contou com a parceria da Polícia Ambiental e a orientação técnica da Engebio, empresa responsável pelo resgate de fauna da Pampa Sul.

O simulado criou um cenário realista de atropelamento de fauna silvestre, permitindo avaliar o tempo de resposta dos funcionários da usina para o atendimento à ocorrência, que representou o atendimento do animal atropelado, bem como, do motorista do veículo. A Polícia Ambiental reconhece a importância dessa parceria, que visa não apenas levar conhecimento aos funcionários da usina, mas também promover boas práticas de ESG (Environmental, Social, and Governance) no novo setor de EQS da Pampa Sul.

Alan Burdin, gerente responsável pelo novo setor e pela área de segurança e gestão de riscos da usina, enfatiza a importância desses simulados. “São ações como essas que mantêm nossos colaboradores atentos às questões de cuidado com a fauna silvestre do entorno da Pampa Sul”, ressalta.

No ano passado, seguindo as normas rígidas de controle ambiental do IBAMA definidas no Projeto Básico Ambiental (PBA), a usina termoelétrica Pampa Sul realizou diversos resgates de fauna silvestre. O trabalho resultou na criação de materiais educativos, que podem ser encontrados no catálogo de aves da Pampa Sul.

A UTE Pampa Sul, com a transição energética e a responsabilidade social como princípios fundamentais, está comprometida com o desenvolvimento sustentável das pessoas e do planeta. Além de identificar e minimizar impactos negativos ao ecossistema, a Companhia busca desenvolver ações que contribuam para a conservação do meio ambiente e do clima do Planeta. Para isso, atua na sensibilização de colaboradores e demais stakeholders, buscando o engajamento efetivo dos públicos com os quais interage.

A Pampa Sul atua em 18 programas, num total de 36 subprogramas, além de dois planos para atendimento de situações emergenciais. Entre eles, destaca-se o Programa de Monitoramento da Fauna, que consiste em medidas adotadas na fase de operação da Usina para monitorar a fauna silvestre e controlar o atropelamento nas vias de acesso. Este programa conta com três subprogramas: Monitoramento de Aves e Mamíferos, Monitoramento de Atropelamentos e Resgate da Fauna. Todos os subprogramas contam também com ações de conscientização de colaboradores e comunidades. Em 2023, foram realizadas 16 campanhas de monitoramento e conscientização, acompanhando 236 espécies de aves e 33 de mamíferos.

Comentários do Facebook