NOVA USINA

UTE Pampa Sul faz sopragem a vapor

Teste causa ruídos, mas sem riscos à saúde humana

Estruturas passam pelos ajustes finais para início da operação Foto: Simôni Costa/Especial TP

A UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) realizará nos próximos dias a sopragem a vapor das tubulações que ligam a caldeira e a turbina da nova usina. A operação é fundamental para o fu­turo bom funcionamento do empreendimento.

O gerente so­cioambiental da UTE Pampa Sul, Hugo Roger Stamm, salienta que não há motivos para preocu­pação entre as comunidades no entorno da obra, pois não há riscos. É recomendado, no entanto, atenção com pes­soas e animais que poderão se assustar com os ruídos emitidos pela sopragem. “Toda a atividade está sendo controlada pelas equipes e deverá transcorrer conforme o planejado. É importante destacar também que um silenciador e um filtro fo­ram instalados na saída de vapor, com o objetivo de diminuir os ruídos e evitar a dispersão de partículas”, explica Hugo.

A sopragem é uma atividade temporária, que não fará parte da operação normal da usina, e que de­verá se estender por alguns dias até que toda a limpeza da tubulação esteja conclu­ída. Procedimento seme­lhante é realizado em todas as usinas termelétricas a carvão antes da entrada em operação.

Comentários do Facebook