MEIO AMBIENTE

UTE Pampa Sul inicia mais uma campanha de Educação Ambiental e Patrimonial

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.
Uma atividade de plantio de árvores, semelhante a uma que será realizada na mesma comunidade, ocorreu no ano passado, em Seival

Uma atividade de plantio de árvores, semelhante a uma que será realizada na mesma comunidade, ocorreu no ano passado, em Seival Foto: Divulgação INNATO/Especial TP

Com o objetivo de de­senvolver atividades com foco nos cuidados com o meio ambiente e re­alizar oficinas de educação patrimonial, especialmente com a comunidade da Vila do Seival, está sendo realizada, desde a segunda-feira (20), mais uma campanha do Pro­grama de Educação Ambien­tal para a comunidade e para os trabalhadores da obra e do Programa de Educação Patri­monial desenvolvidos durante a implantação da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski).

O gerente socioam­biental da UTE Pampa Sul, Hugo Roger Stamm, lembra que todas as atividades fazem parte do licenciamento am­biental da Usina, conduzido pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA), são abertas ao público e de­senvolvidas pela empresa IN­NATO.

Stamm detalha que, nesta campanha, entre as atividades de Educação Am­biental, o Projeto Batalha Ambiental terá continuidade com as comunidades de Can­diota, sendo que em Seival será realizado um mutirão de plantio de mudas no caminhó­dromo. Na Sede de Candiota, serão realizadas vivências ambientais e uma oficina sobre filtro caseiro. Na Vila Operária, o tema será a água e a experiência do “Simulador do Efeito Estufa”. Por fim, na Vila Residencial, ocorrerá uma roda de conversa sobre agrotóxicos, meio ambiente e saúde, com a participação de agricultores familiares e degustação de produtos orgâ­nicos.

Já o projeto “Viva a Natureza Viva!” será de­senvolvido em Hulha Negra, com uma roda de conversa sobre animais domésticos com a Associação Bicho Amigo, assim como um mu­tirão de cuidados com árvores plantadas na localidade de Trigolândia. Em Candiota, o projeto será desenvolvido com a comunidade de João Emílio, com uma palestra sobre animais silvestres e prática sobre o manejo de fauna na UTE Pampa Sul, com a participação da empre­sa Maurique Ambiental. Para a comunidade do Passo Real serão realizadas conversas sobre resíduos.

Entre as escolas, a Monteiro Lobato, de Hulha Negra, realizará atividades do projeto “Água invisível” com contação da história “A goti­nha d’água”, jogos cooperati­vos e percepção do ambiente. Em Candiota, a Neli Betemps contará com atividade do projeto “Água nosso bem maior” e jogos cooperativos; já a Gente Feliz construirá uma horta em recipientes com plantas companheiras, e a Sei­val terá, entre os alunos dos anos iniciais, uma atividade na horta da escola referente ao projeto “Cultivar” e, entre os alunos do ensino fundamental II, a atividade será do Projeto Coletivo Jovem, com o ob­jetivo de estimular a prática da cidadania e união entre educandos.

Para a Educação Patrimonial, realizada na primeira semana de setembro com a comunidade do Seival, está prevista uma palestra sobre os instrumentos para preservação do patrimônio e o papel da comunidade para cuidar a herança local. Com os alunos da Seival será feita uma palestra visando a identificação do “meu” patri­mônio e uma atividade prática com a conclusão da pesquisa iniciada pelos docentes e educandos para realização do inventário do patrimônio e bens culturais.

PROGRAMAÇÃO

Entre os dias 20 e 24 de agosto e nos dias 4, 5 e 6 de setembro, serão realizadas atividades com os trabalhadores envolvidos na obra da UTE Pampa Sul; Dia 21: 14h: Atividade de Educação Ambiental em frente à Manoel Lucas de Oliveira, na Trigolândia; Dia 22: 14h: Atividade de Educação Ambiental com o CRAS de Hulha Negra; 19h: Atividade de Educa­ção Ambiental com a comunidade de João Emílio, na escola Neli Betemps; Dia 23, manhã e tarde: Atividade de Educação Ambiental na escola Seival; Dia 24: manhã: Atividade de Educação Ambiental com a comunidade do Passo Real; 18h: Atividade de Educação Ambiental com as comunidades da Vila Operária, São Simão e União, na AMVO; Dia 25: manhã: Atividade de Educação Ambiental em Seival (Caminhódromo); tarde: Atividade de Educa­ção Ambiental com a comunidade do Passo Real; Dias 27 e 28: manhã e tarde: Atividade de Educação Ambiental na escola Neli Betemps; Dias 29, 30 e 31: manhã e tarde: Atividade de Educação Ambiental na escola Monteiro Lobato, em Hulha Negra; Dia 1ª de setembro: 9h: Atividade de Educação Ambiental na prainha de Candiota; tarde: Atividade de Educação Ambiental com a comunidade do Passo Real; Dia 3: manhã e tarde: Atividade de Educação Patrimonial com a comunidade do Seival às 19h, no PTG Com­bate do Seival; Dia 4: 18h30: Atividade de Educação Ambiental na Vila Residencial, na escola Jerônimo Mércio da Silveira; Dia 5: 8º Curso de Multiplicadores Ambientais – 8h30 às 16h30; Dia 6: 14h: Atividade de Educação Ambiental na escola Gente Feliz.

Comentários do Facebook