MEIO AMBIENTE

UTE Pampa Sul realiza nova campanha de Educação Ambiental em Candiota e Hulha

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Mutirão de pintura na praça do Seival, realizado no sábado com a participação da comunidade, AMORS e Prefeitura de Candiota Foto: Letierre Navarina/Especial TP

Desde a última quinta­-feira (14), acontece mais uma campanha do Programa de Educa­ção Ambiental com as comunidades de Candiota e Hulha Negra e com os trabalhadores da obra da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski). As atividades, que se estendem até esta sexta-feira (22), fazem parte do licenciamento ambien­tal da usina, conduzido pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama). A programação é aberta ao público e desenvolvida pela empresa INNATO.

Entre os trabalhado­res da obra da UTE Pampa Sul são realizados periodi­camente Diálogos Diários de Segurança (DDS) abor­dando temas relacionados à proteção do meio ambiente e às atividades desenvolvidas por eles na obra. Entre as comunidades de Candiota e Hulha Negra, a campanha contemplará algumas de­mandas mapeadas durante as atividades realizadas an­teriormente.

O início da progra­mação com as comunidades contou com uma conversa nas propriedades rurais do Passo Real, em Candiota, sobre a produção de ali­mentos orgânicos. Na sexta­-feira (15), uma atividade semelhante foi desenvol­vida com as comunidades da Vila Operária e de São Simão, quando também foi promovida uma feirinha de produtos orgânicos.

Atividades incluem as comunidades de Candiota e Hulha Negra Foto: Divulgação/Innato TP

Na Vila Residencial, o tema da atividade será sobre resíduos sólidos com a realização de uma atividade prática de produção de floreiras a partir de pneus. Futuramente, as floreiras serão instaladas no cami­nhódromo da comunidade. Já em Hulha Negra, o tema a ser trabalhado será o da construção de sociedades sustentáveis e organização comunitária. Também está prevista a realização de Cursos de Agentes Ambien­tais na Trigolândia (Hulha Negra), em Seival e João Emílio (Candiota).

O gerente socioam­biental da UTE Pampa Sul, Hugo Roger Stamm, explica que os cursos têm como objetivo instrumentalizar as comunidades sobre temas como ética, cidadania, le­gislação ambiental, formas de organização comunitária e trabalho voluntário.

“O objetivo desses cursos, que contam com oito horas de atividades, é o de fomentar a participação ativa e cidadã no trabalho em comunidade. Eles são abertos para a comunidade e esperamos poder contar com a participação de mora­dores, líderes comunitários e demais interessados na temática”, detalha Stamm.

Em Seival, no sábado (16), aconteceu um mutirão de pintura na praça da loca­lidade, recentemente revitalizada pela UTE Pampa Sul, em parceria com a Prefeitura Municipal de Candiota e Associação dos Moradores de Seival.

Prefeito Adriano ajudou no mutirão na nova praça de Seival Foto: Letierre Navarina/Especial TP

Para o grupo de ido­sos, que frequenta o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), em Candiota, está sendo preparada uma Trilha Ecológica, com visita guiada às áreas de plantio da UTE Pampa Sul no entorno do Rio Jaguarão. A atividade tem com o objetivo sensibi­lizar sobre o cuidado com as matas ciliares, os rios e a água, além de aproximar a comunidade da natureza.

Atividades realizada às margens da prainha de Candiota Foto: Divulgação/Innato TP

PROGRAMAÇÃO

Dias 18 e 19/02
14h – Curso de Agentes Ambientais no Salão da Igreja Cristo Rei, em Hulha Negra
18h30 – Curso de Agentes Ambientais no PTG Combate do Seival, em Seival

Dia 20/02
13h30 – Trilha Ecológica com grupo da sede de Candiota
18h30 – Atividade com a comunidade da Vila Residencial na Escola Jerônimo

Dia 21/02
14h – Atividade no Cras de Hulha Negra
19h – Curso de Agentes Ambientais para a comunidade de João Emílio na Escola Neli Betemps

Dia 22/02
Manhã e tarde – Atividade no Passo Real
19h – Continuação do Curso de Agentes Ambientais na João Emílio

Comentários do Facebook