CANDIOTA E HULHA NEGRA

UTE Pampa Sul realiza programação para marcar Dia Mundial do Meio Ambiente

Atividades integram os subprogramas de educação ambiental com os trabalhadores e com os grupos sociais

Para assinalar o Dia Mundial do Meio Ambiente, a UTE Pampa Sul realizará uma série de atividades, contemplando os trabalhadores da usina e as comunidades de Trigolândia, na Hulha Negra, e Seival, em Candiota. As atividades integram os escopos de trabalho dos subprogramas de educação ambiental do empreendimento e tem como objetivo assinalar a data, comemorada em 5 de junho e que, neste ano, tem como tema o combate à poluição plástica para uma vida mais limpa, ecológica e sustentável.
PROGRAMAS – O gerente da UTE Pampa Sul, Daniel Mahl, adianta que para os trabalhadores da usina está sendo preparado, para os dias 5, 6 e 7, um espaço temático, junto ao refeitório da usina, para exposição dos principais programas socioambientais desenvolvidos pelo empreendimento. Ao total, durante sua operação comercial, o empreendimento executa 19 programas socioambientais que contemplam cuidados com os meios físico, biótico e socioambiental. Entre as atividades executadas permanentemente se destacam o monitoramento da qualidade do ar, da qualidade das águas superficiais e subterrâneas, as ações de resgate e monitoramento de fauna, a educação ambiental, que envolve os grupos sociais de Seival e Trigolândia, as instituições de ensino, as famílias envolvidas na agricultura familiar e os trabalhadores da Usina, as ações de replantio e revegetação de mata nativa, o monitoramento de ruídos, a gestão do reservatório de água da barragem, a implantação e manutenção de cortinas vegetais, o monitoramento dos indicadores de saúde, entre outros.
“Recentemente realizamos o 1º Seminário de Devolutivas do Projeto Básico Ambiental (PBA) da UTE Pampa Sul apresentando, em detalhe, para as comunidades todas essas ações e os principais resultados obtidos em cada um dos programas. Foi uma oportunidade muito importante para a UTE Pampa Sul apresentar o seu trabalho de cuidado e preservação, bem como para buscar a conscientização das pessoas sobre a importância do tema”, destaca Mahl.
MAIS ATIVIDADES – A programação comemorativa ao Dia Mundial do Meio Ambiente também contará com duas oficinas, uma para o uso de argila, um dos subprodutos da geração de energia à carvão, para a produção de cerâmicas, e a outra para a propagação de sementes de espécies de árvores nativas. Para fechar a programação, um concurso de frases sobre o tema do uso consciente do plástico está em andamento e premiará as três melhores iniciativas. Com as comunidades, será realizado um plantio em Seival, no dia 16 de junho, e gincanas com a E.E.E.M. Manoel Lucas e E.E.E.F. Seival. As atividades são gratuitas, toda a comunidade está convidada para participar e integram o licenciamento ambiental do empreendimento que é conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook