SAÚDE

Vacinação contra o sarampo tem “Dia D” neste sábado

Neste sábado (19) também acontece o Dia D da campanha nacional de vacinação contra o sarampo. Na primeira fase, que vai até o dia 25 de outubro, o público-alvo são as crianças com idade entre 6 meses e 4 anos e 29 dias. Os Postos de Saúde da região estarão abertos para este fim.

Em contato com a enfermeira de Candiota, Ariadne Costa, ela disse que as crianças de 6 a 11 meses estão recebendo agora a primeira dose da vacina – por isso trata-se de um alcance menor do que outras campanhas. “Além disso, as crianças de um ano em diante já fizeram a vacina ou teoricamente deveriam ter feito. Quando a gente chama esse público todo, a nossa intenção é revisar as Carteiras de Vacinação para que todas as não vacinadas recebam de fato essa a imunização de acordo com a nova medida do Ministério da Saúde”, explicou.

Em Candiota, conforme informado, 81 doses foram aplicadas e 91 Carteiras de Vacinação devidamente revisadas pelas equipes de Saúde do município.

A DOENÇA – Causado por um vírus, o sarampo é uma doença infecciosa grave, que pode levar à morte. A transmissão ocorre por via aérea, ou seja, quando a pessoa infectada tosse, fala ou respira próximo de outras pessoas. Mesmo quando o paciente não vai a óbito, há possibilidade de a infecção ocasionar sequelas irreversíveis. Quando a doença ocorre na infância, o doente pode desenvolver pneumonia, encefalite aguda e otite média aguda, que pode gerar perda auditiva permanente. Os sintomas do sarampo são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, coriza (nariz escorrendo ou entupido) e mal-estar intenso. Quando o quadro completa de três a cinco dias, podem aparecer manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas do paciente. A prevenção ao sarampo, feita por meio da vacinação, é fundamental, já que não há tratamento para a doença.

Comentários do Facebook