O programa Jovem Aprendiz da Eletrobras CGTEE (Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica) abriu vagas em Candiota, Hulha Negra e Bagé. Estão sendo oferecidas 30 vagas para jovens, moradores de Candiota, no curso de Mecânico de Manutenção em Máquinas em Geral, com ênfase em ajustagem. Já para o curso de Mecânico de Manutenção em Máquinas em Geral, com ênfase em caldeiraria, foram abertas seis vagas para jovens que residem em Hulha Negra e 24 para quem mora em Bagé. As inscrições poderão ser feitas até o dia 14 de novembro, nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de cada um dos municípios envolvidos. Ainda não previsão para o início das aulas. As capacitações serão realizadas em parceria com a Escola Técnica Mesquita e apoio das prefeituras.
O Programa Jovem Aprendiz cumpre a Lei Federal nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, na qual determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem e invistam em formação profissional de jovens, visando à inclusão social. A Eletrobras CGTEE considera e prioriza essa ação para além da obrigação legal, pois entende que faz parte de sua relação com a comunidade considerando seus valores e sua responsabilidade social com os moradores da região.
Durante o período do curso, os jovens recebem meio salário mínimo regional, possuem vínculo formal com registro em Carteira de Trabalho, recolhimento do INSS, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), pagamento do 13º salário, transporte para as aulas e direito a férias.
FORMATURA – Na semana passada, alunos do programa Jovem Aprendiz receberam seus certificados de conclusão do curso. Os jovens foram habilitados no curso de Mecânico de Máquinas em Geral, com ênfase em ajustagem mecânica e caldeiraria. A capacitação teve duração de 11 meses, totalizando mil horas, sendo 500 horas de aulas práticas dentro do Complexo Termelétrico de Candiota, com o acompanhamento dos trabalhadores da Eletrobras CGTEE. O programa iniciou em novembro de 2016, com duas turmas que somavam 60 jovens, 30 em cada uma. Cinquenta e sete alunos concluíram o curso, sendo 29 em Candiota e 28 em Bagé.