OPINIÃO

Vamos de Copa – Quartas

* Por Cristian Canto

Nos confrontos que decidiram quais são as oito melhores seleções da copa, penso que apenas uma seleção considerada favorita ficou pelo caminho. A Espanha começou a copa com uma goleada de 7 a 0, na Costa Rica, após isso sua artilharia perdeu forças, classificou em segundo no grupo, mostrando que teria dificuldades para continuar. Não continuou. Perderam nos pênaltis sem fazer um gol sequer.

O técnico espanhol afirmou que não havia seleção melhor que a dele. É otimista e incentivador. Apenas uma vitória em quatro jogos. Marrocos continua.

No mais, a copa entrará nessa nova fase com belos confrontos, evidenciando algumas goleadas fáceis e alguns jogos um pouco mais equilibrados. No fim, continuam as favoritas. Penso que ficará entre Brasil e França.

Nos demais jogos, a Argentina e a Croácia tiveram mais dificuldade de superar seus adversários. Seguem. Portugal pegou a seleção mais fraca entre as dezesseis classificadas, aplicou um sonoro 6 a 1 sem a presença de Cristiano Ronaldo, que nesta copa marcou apenas um gol, de pênalti, mostrando que atualmente mais atrapalha do que ajuda. Seu substituto fez três.

O Brasil fez o simples, goleou no primeiro tempo e descansou no segundo, acho correto, em poucos dias foram cinco lesionados e dois cortados da seleção. Espero que os jogadores dancem muito, mas após os gols. Que venham muitos.

O fato de destaque foi aos 36 minutos do segundo tempo, o técnico Tite resolveu fazer uma mudança no gol do time brasileiro. Alisson deu lugar a Weverton e assim confirmou que todos os 26 jogadores convocados participaram dos jogos na Copa do Mundo do Catar.

De tantos fatos diferentes, a busca pela estrela continua e o prêmio é o mesmo: o troféu. Conforme a Conmebol, ele foi desenhado pelo escultor Silvio Gazzaniga, que trabalhava para a empresa Bertoni, em Milão, na Itália. Seu desenho mostra duas figuras de atletas segurando a Terra e, desde 1974, não mudou em nada: ele é feito de ouro 18 quilates, tem 36,8 cm de altura e pesa 6,1 kg, segundo a FIFA.

Esse troféu tão cobiçado será erguido dia 18 de dezembro e eu espero que nosso zagueiro e capitão Thiago Silva, esteja com ele em mãos.

O mundial mais caro da história, num país sem cultura no futebol e pela primeira vez no final do ano está chegando ao seu final. Sigamos em busca do hexa, está logo ali.

Comentários do Facebook