NOVA COMPOSIÇÃO

Vereador Ataídes da Silva tomou posse como presidente da Câmara de Candiota

30ª Mesa Diretora do Legislativo candiotense também é composta pelos vereadores Guilherme Barão (PDT), Marcelo Gregório (PSDB) e Gildo Feijó (MDB)

Mesa 2022 é composta pelos vereadores Marcelo Gregório, Gildo Feijó, Ataídes da Silva e Guilherme Barão Foto: Divulgação TP

Os trabalhos de 2021 na Câmara de Vereadores de Candiota foram encerrados com a Sessão Solene de Posse da nova Mesa Diretora que irá conduzir os trabalhos em 2022. Para a solenidade, a mesa de autoridades foi composta pelo prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, 1º secretário da nova Mesa Diretora, Guilherme Barão (PDT), vice-presidente, Marcelo Gregório (PSDB) e o vereador eleito presidente para 2022, Ataídes da Silva (PT). Ainda compõe a mesa 2022, como 2º secretário, o vereador Gildo Feijó (MDB).

A abertura do evento foi realizada pelo ainda presidente do Legislativo, Gildo Feijó, que destacou que o momento era ímpar, pois o vereador Ataídes havia conquistado cada milímetro da posição que passaria a ocupar. “Com suor, dignidade, com trabalho e vontade de fazer as coisas acontecerem, ele merece esta conquista”, frisou Feijó.

Em continuidade, a vereadora líder do Partido dos Trabalhadores (PT), Luana Vais, falou em nome da bancada. “Muito gratificante poder falar em nome do partido, queremos desejar a Mesa Diretora muito sucesso e sabedoria na condução dos trabalhos. Desejo sucesso ao vereador Ataídes, muito sucesso nesta caminhada, muito pleiteada e muito merecida. Vamos estar aqui todos juntos, pois todos nós vereadores temos uma bandeira que nos une que é o povo de Candiota”.

Em nome do MDB, o vereador Diego Lima iniciou seu pronunciamento parabenizando o vereador Gildo Feijó pelas ações enquanto presidente da Casa. Lima também se dirigiu ao novo presidente da Câmara, Ataídes da Silva. “Que o senhor e sua Mesa Diretora tenham sucesso em 2022, com o apoio de todos os colegas vereadores”.

Pelo PSDB, o vereador Marcelo Gregório saudou primeiramente o presidente Gildo Feijó, destacando sua sabedoria e maestria durante as ações e interações do Legislativo. “Me sinto satisfeito de ter feito parte da Mesa em 2021 e desejo ao vereador Ataídes, que irá nos comandar, o mesmo empenho e dedicação. Pode contar conosco”.

Guilherme Barão, pelo PDT, após saudar os presentes, lembrou ter sido questionado por fazer parte da Mesa. Ele disse ter convicção de ter feito a coisa certa. “Tenho convicção que na pessoa no presidente Ataídes e do pluripartidarismo, este vereador está fazendo a coisa certa. A democracia diverge nas idéias e a construção se dá em um todo. Entendo que o pluripartidarismo desta Casa vai dar continuidade ao que havia sendo feito.

Vereador Ataídes, convivi durante estes nove juntos com o senhor nesta Casa e tenho total confiança na sua pessoa, porque lhe conheço e sei da sua responsabilidade, dedicação as pessoas que mais precisam, mostrado muitas vezes nesta tribuna, não só com os assentados, mas com a sociedade. Muitas vezes debatemos forte aqui, mas debatemos as idéias. Construímos uma relação de amizade e respeito em cada um e mesmo sendo parte da Mesa Diretora vou continuar sendo oposição quanto as coisas erradas que possam vir para esta Casa. Não sou contra o município, sou a favor do município e coisas boas. Me orgulha fazer parte da sua Mesa, pluripartidária, onde a soma dos mandatos dos quatro vereadores, soma 15 mandatos”, explanou.

Pelo PTB, o vereador Dinossane Pech, lembrou um pouco da trajetória política de Ataídes da Silva e sua própria. “Fui cabo eleitoral da primeira campanha de Ataídes, nossa amizade vem de longa data. Votei em quase todos os anos do meu mandato, passaram quase todos os partidos. Pela segunda vez colocamos um vereador de assentamento como presidente da Casa. O senhor, vereador Ataídes, será o vereador do interior que irá nos representar. Vereadores da direita dando espaço para os de esquerda representar esta Casa. Desejo um bom trabalho, pode contar comigo, fidelidade e companheirismo”.

O prefeito Luiz Carlos Folador agradeceu a parceria do vereador Gildo Feijó, relatando ter recebido a informação de que a Câmara, com economia, vai devolver recursos aos cofres do município e que serão utilizados nas melhorias das moradias de Seival. “Agradeço todos os vereadores por este ano e ao novo presidente Ataídes, que tem toda uma trajetória, ele representa uma comunidade importante que é a do meio rural. As eleições são um processo democrático, com vários partidos que representam os anseios da comunidade. Certamente o vereador Ataídes fará um bom trabalho”.

FEIJÓ E ATAÍDES – Após a assinatura do termo de posse, em seu discurso de encerramento, Feijó agradeceu as parcerias em 2021 e cumprimentou os presentes. Ele fez uma manifestação direcionada ao prefeito Folador. “Me despeço hoje desta missão que me foi dada, mas antes gostaria de dizer ao prefeito Folador que é uma honra trabalhar ao seu lado como prefeito de Candiota. Eu dizia quando era oposição ao senhor, já em público, nunca mais passará na Prefeitura de Candiota alguém com tanta dedicação, garra e vontade de ver as coisas acontecer pelo nosso município. Agora eu confirmo o que eu dizia e afirmo ser muito mais do que pensava. Candiota tem que agradecer o prefeito que tem, sem demérito aos que passaram, pois todos deixaram sua marca”.

Gildo Feijó também se direcionou a oposição e ao novo presidente Ataídes da Silva. “A oposição tem papel fundamental nesta Casa e temos que respeitar, porque é o outro lado que às vezes nos trazem problemas que nem nós sabemos que tem. Vamos travar grandes debates, cada um com suas idéias. Foi uma honra trabalhar com cada um dos vereadores. Recuei quando precisou e recuar não é errado, é reconhecer que o outro pensamento é melhor. Ataídes apostou e acreditou, e hoje me sinto feliz em fazer parte da realização deste sonho, de um homem do bem, que trabalha incansavelmente e do qual tenho admiração pela simplicidade, um homem que não tem lado para chegar”, finalizou.

Por fim, o novo presidente do Legislativo, Ataídes da Silva, em seu primeiro discurso a frente da Casa, cumprimentou a todos os presentes, fazendo referência especial a sua família que estava presente no plenário, além do Executivo, demais vereadores e amigos. “Temos muitas coisas boas para fazer pelo município. ‘Solito’ sei que não faço nada, mas quero fazer coisas boas, fazendo melhor, com o apoio de todos, da Mesa Diretora, do prefeito Folador, onde várias demandas são atendidas. Como muitos falaram, sou um vereador simples, humilde, mas o que eu faço é trabalhar. Aprendi a trabalhar há muito tempo atrás, me criei sofrendo muito, mas isso fez eu aprender as coisas boas. Quero continuar trabalhando, quem me colocou aqui é porque acredita em mim. Estou no terceiro mandato nesta Casa e sei que se não tivesse sido um bom vereador não estaria aqui. Dizem que desrespeito as pessoas e os partidos, mas não desrespeito ninguém, o que faço é trabalhar. Se algum dia fiz algo errado, me desculpem, vou continuar trabalhando sério, se eu estiver caminhando errado, me digam. Vou dedicar minha vida, seguir trabalhando pelo povo”, expôs o presidente.

Presidente Ataídes (com chapéu) e familiares após a posse Foto: Divulgação TP

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook