
John diz acreditar que o projeto será aprovado pelos colegas vereadores e Executivo Foto: Silvana Antunes TP
Começou a tramitar na última segunda-feira (11) na Câmara de Vereadores e Vereadoras de Candiota, o projeto de pei nº 124/2023, de autoria do vereador Jonas de Morais (MDB), o John, solicitando ao Executivo que o nome do ginásio municipal, localizado na rua Evaristo Soares Fagundes, nº 500, sede de Candiota, passe do atual Dario Lassance, a se chamar Lucas Porciúncula.
O documento é uma alteração do artigo 1º da Lei Municipal 541/2001 e se justifica como uma forma de homenagem ao jovem Lucas Porciúncula, morto a tiros em frente à residência dos pais, no último dia 2 de setembro. “Lucas foi um exemplo dentro e fora do esporte, estando diretamente ligado a projetos sociais, acompanhado de seu pai. Jovem frequentador do ginásio desde os seus primeiros dias, teve oportunidade de estagiar e cuidar do ginásio que já era sua segunda casa”, justificou John.
Lucas Porciúncula também estava no cargo de assessor legislativo do vereador, onde havia cumprido apenas um dia útil de trabalho após o vereador ter ocupado, também de forma recente, uma cadeira na Casa Legislativa. Em entrevista ao Tribuna do Pampa, John disse que o projeto surgiu após uma sugestão do presidente do Sindicato dos Mineiros, Moises Rodrigues. “Vi a movimentação nas redes sociais por conta da postagem do Moisés, dando a ideia de modificar o nome do ginásio de esportes. De pronto pensamos em protocolar o pedido que já não era do Moisés e muito menos do John, era sim da comunidade”.
John lamenta esse ter sido seu primeiro projeto encaminhado ao Executivo. “Recebi diversas mensagens de colegas vereadores dizendo que o projeto deveria sair do meu gabinete devido a tudo que havia acontecido, e assim o fizemos. Tenho diversos projetos para serem encaminhados junto ao Legislativo, mas nunca imaginei que o primeiro seria em homenagem ao meu assessor que já o tinha como meu irmão mais novo. Agora aguardamos que a justiça seja feita, acompanhamos que a Polícia Civil está trabalhando no caso e esperamos que em breve a família possa descansar”, manifestou o edil, dizendo acreditar que o projeto terá o apoio dos dois poderes, Legislativo e Executivo.

Lucas Porciúncula era responsável pelo ginásio e bastante atuante na área esportiva Foto: Divulgação TP
AMIZADE
John relatou ao jornal ter conhecido Lucas através do irmão e do pai César, um grande apaixonado por esporte e por crianças e que a relação deles foi estreitada após Lucas ter se tornado seu estagiário na Prefeitura, período em que foi possível ver seu crescimento como homem. “Ele foi responsável pelo ginásio municipal, o que lhe deu uma responsabilidade enorme e assim que ele descobriu que seria pai, vi um Pai de Família se formando por baixo de um guri, o que me motivou ainda mais a ajudar ele e a família. Lucas não era e nem será o último jovem a merecer uma oportunidade. Antes mesmo de entrar no Legislativo eu já tinha o pensamento de dar oportunidade aos jovens e principalmente formar pais e mães de família sem visar a questão política, apenas dar oportunidade de vivenciar algo novo e desafiador”.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*