A obra paliativa prometida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) às autoridades da região está andando em ritmo acelerado. A constatação é do vereador de Piratini, Jimmy Carter Gonçalves (MDB), que tem se mobilizado desde que o problema se apresentou ao público e que o DNIT determinou no dia 24 de fevereiro último, o bloqueio do trânsito de carga na ponte sobre o rio Piratinizinho (Sabugueiro), na BR-293, Km 68, em Piratini.
Segundo o vereador, que esteve no local nesta segunda-feira (17) e gravou um vídeo em suas redes sociais, as obras de escoramento da ponte, que apresentou rachaduras em sua estrutura, avançam rápido e, conforme informações que ele colheu com os técnicos que trabalham na obra, já na quinta-feira (20), será possível fazer um teste de carga e quem sabe no sábado (22) haja a liberação novamente para os veículos de carga, que tanto necessitam desta rota, especialmente agora que está prestes a iniciar a colheita de grãos, notadamente da soja.
Em nota recente do DNIT ao TP, a promessa do órgão é que essa liberação ocorresse até o final deste mês de março, porém agora, de acordo com o vereador, pode ser antecipada em alguns dias, se tudo correr bem.
Vale lembrar, que o DNIT também assinalou ao jornal, que mesmo após a liberação novamente do tráfego pesado, o sistema de Siga e Pare com semáforos em ambos os lados irá continuar, até que uma solução definitiva seja dada à ponte.