ÁGUA

Vereador pinheirense propõe lei que obriga Corsan instalar redutor de ar nas tubulações

Redutores geralmente são instalados próximo aos hidrômetros Foto: Divulgação TP

O vereador Ronaldo Madruga (Progressistas) protocolou recentemente o Projeto de Lei (PL) nº 4/2020, que obriga a concessionária responsável pelo abastecimento de água em Pinheiro Machado, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), a instalar redutor que elimina o ar na tubulação de abastecimento de água. Conforme justifica o parlamentar, vários municípios no Brasil vêm adotando essa medida que beneficia a população e torna mais justa a cobrança. “O ar é registrado como consumo e isso impulsiona o valor de água cobrado – o que não é justo para o consumidor que também paga pelo ar. Importante destacar que para essa lei entrar em vigência precisa da aprovação da maioria dos vereadores, ou seja, cinco dos nove”, explicou Ronaldo.

Segundo o documento, sendo aprovada, a lei terá um prazo de 60 dias para entrar em vigor. A medida, segundo lembra Ronaldo, proporciona apenas uma opção ao consumidor – que não é obrigado a solicitar a instalação. “No entanto, havendo manifestação do consumidor, a Corsan será obrigada a instalar.

Atualmente, em municípios que adotaram a lei a economia chega a 70% com o consumo de água, o equipamento custa em média de R$ 30 a R$ 60 e pode trazer retorno considerável na economia do consumo de água”, registrou o vereador. Com a entrada do Projeto de Lei (PL) na Câmara de Vereadores, ele passa pela Comissão de Constituição e Justiça e ainda pela de Orçamento, Finanças e Controle Externo para só então ser votado.

Comentários do Facebook