PEDIDO DE INFORMAÇÕES

Vereador solicita informações sobre comodato de área que antes funcionava frigorífico em Hulha Negra

Acesso ao antigo frigorífico se dá pela avenida Hugo Canto, na entrada da cidade Foto: Divulgação TP

Recentemente, o vereador de Hulha Negra Diego Rodrigues (Progressistas) protocolou na Câmara de Vereadores um pedido de informações referente ao andamento da execução do contrato de cessão de uso com a Cooperativa Coopcarnes, que utilizava a área conhecida como Distrito Industrial.
A área, localizada na entrada da cidade com acesso pela avenida Hugo Canto, atualmente está sem atividades, estando a estrutura sofrendo com sinais do tempo e ação humana.

Segundo repassado ao TP, em 2007 o contrato foi revogado pela Prefeitura de Hulha Negra visto o local não estar sendo usado para os fins acordados conforme cláusula constante no contrato e sofrer com o arrombamento e furto de equipamentos, assim como depredações. “Como representante do povo e morador da cidade fico incomodado em ver o prédio nas condições atuais e decidi tomar providências, solicitando informações do Executivo a fim de buscar alternativas para o prédio, investidores que queiram se instalar no município, gerando emprego e imposto para a cidade”, afirmou Diego Rodrigues.

Vereador Diego Rodrigues solicitou as informações Foto: Divulgação TP

COOPCARNES – O jornal conversou com o presidente da Cooperativa de Carnes, a Coopcarnes, Ivan Sotilli, o Chico para saber qual a situação atual da Cooperativa. Segundo Ivan, a Cooperativa existe e está com CNPJ ativo, porém não está operando. “O frigorífico está fechado por falta de recursos. Paramos de operar em 2017. Estamos tentando buscar recursos para voltar a operar”, explicou, lembrando que em forma de comodato a área foi cedida a Cooperativa até 2033, mas um artigo diz que se não estiver funcionando a Prefeitura pode solicitar o prédio. “Tenho conhecimento da solicitação do vereador Diego e questionei se há um projeto para usar o local, pois nossa expectativa é conseguir recursos para que o frigorífico volte a funcionar”.

Presidente da Coopcarnes, Ivan Sotilli falou sobre a situação atual da Cooperativa Foto: Divulgação TP

Sotilli relatou que o local sofreu arrombamentos e furtos de equipamentos. “Na época solicitamos apoio do Executivo para colocação de um guarda no local, porque agora precisamos repor o que foi estragado. Com a Covid-19 não conseguimos recursos, inclusive nossa última tentativa sendo feita pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja)”.

Estrutura está com aspecto de abandono e diversos equipamentos foram furtados Foto: Divulgação TP

O presidente explicou que o projeto “Ampliação e fortalecimento da cadeira produtiva de proteína animal na região do Cideja” tem por objetivo geral implantar o frigorífico para atender os criadores de ovinos e bovinos dos municípios de abrangência da região do Cideja, visto os municípios de Aceguá, Candiota, Hulha Negra, Pedras Altas e Pinheiro Machado, possuírem características territoriais favoráveis a criação de bovinos e ovinos.

Local apresenta sinais de vandalismo, arrombamento e abandono Foto: Divulgação TP

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook