A vereadora candiotense Luana Vais (PT), protocolou no Legislativo, um anteprojeto de lei que “Autoriza a criação do programa municipal de fornecimento de absorventes higiênicos para mulheres de baixa renda e nas escolas municipais de Candiota”.
Em entrevista ao Tribuna do Pampa, a vereadora explicou que aderiu a uma deliberação do Partido dos Trabalhadores (PT) nacional e a uma convicção própria. “A ação teve início na Câmara dos Deputados através da deputada cearense Marília Arraes (PT), que entrou com o anteprojeto, porém foi vetado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. A partir daí, o PT nacional deliberou que todas as vereadoras nos municípios também entrassem com o anteprojeto, para que ao menos o programa pudesse ser feito de forma municipal”.
Questionada de que forma seria viabilizado, vais explica que caso aceito pelo Executivo e transformado em projeto, se cria o programa para atender as meninas nas escolas municipais, com a disponibilização de absorventes, por meio de recursos das Secretarias de Saúde e Ação Social. “Quem nunca passou por uma situação de ter que enrolar uma blusa na cintura e ir para a casa porque desceu a menstruação? Então, esse anteprojeto é tanto por questão de higiene como para dar suporte as meninas e mulheres de baixa renda. Muita mulher ainda usa pano, papel higiênico, devemos estar atento para estas questões. É um bom projeto para acolher e dar o suporte necessário, quebrar esse tabu relacionado a esta pauta”, concluiu.