DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Vereadoras da região falam sobre a mulher na política e oportunidades profissionais

Treze vereadoras integram os municípios de cobertura impressa do TP, um número superior aos últimos mandatos

Dezesseis mulheres falam sobre suas carreiras, lutas, mulher na política e deixam uma mensagem pelo Dia da Mulher Foto: Divulgação TP

Dia 8 de março é comemora­do o Dia Internacional da Mulher e o jornal Tribuna do Pampa preparou um especial para homenagear as mulheres da região. Ocupantes de cargos públicos, políticos ou profis­sionais autônomas, as mulheres continuam na luta por espaços e valorização.

A data frisa a impor­tância da mulher na sociedade e a história da luta pelos seus direitos. É comum nesse dia, as pessoas homenagearam as mulheres com flores, presentes, mensagens e frases. Em alguns lugares, ocorrem conferências e eventos dedicados aos temas da igualdade de gênero, violência contra a mulher, conquistas e histórias de luta.

A origem do Dia Interna­cional da Mulher está repleta de controvérsias. Alguns associam o surgimento da data com a greve das mulheres que trabalhavam em Nova York na Triangle Shirtwaist Company e, consequentemente, ao incêndio que ocorreu em 1911. Já outros, indicam que ela surgiu na Revolução Russa de 1917, a qual esteve marcada por diversas manifestações e reivindicações por parte das mulheres operárias. Mas, no dia 8 de março de 1917 cerca de 90 mil operárias russas percorreram as ruas reivindicando melhores condições de trabalho e de vida, ao mesmo tempo que se manifestavam contra as ações do Czar Nicolau II. Esse evento, que deu origem à data, ficou conheci­do como “Pão e Paz”. Isso porque as manifestantes também lutavam contra a fome e a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

 

REGIÃO – As Prefeituras e Câ­maras de Vereadores haviam organizado eventos singelos em comemoração ao Dia Internacio­nal da Mulher, porém a bandeira preta em todo o Estado adiou as ações programadas.

Em Hulha Negra um evento com homenagens estava sendo programado pela Secretaria de Assistência Social. Nesta se­mana, a secretária Elizete Brasil, a Maninha, informou o cancela­mento. Por outro lado, a secretá­ria informou a montagem de um vídeo e deixou uma mensagem às mulheres. “A Semana da Mulher é o período de agradecimento pelo esforço e dedicação de quem cuida de toda a família. Vivemos um tempo complicado, muito se fala no temido vírus que assom­bra a humanidade, um tempo de medos e inseguranças gerado pela Covid-19. Temos a necessidade de nos cuidarmos e cuidarmos de todos que nos cercam. Faz­-se necessário fortalecer nossa comunidade, levando a esperança de que se fizermos nossa parte e tudo isso passará. Pensando no bem-estar das famílias assistidas pelo CRAS de Hulha Negra, tive­mos a ideia coletiva de fazermos um vídeo motivacional durante a Semana Internacional da Mu­lher. Estamos na classificação de risco da bandeira preta, quando mulheres também se encontram na linha de frente na área da saúde, assistência social e nas residências do nosso município, no campo e na cidade. O vídeo é a maneira de se mostrar que apesar do distanciamento físico, estamos próximos emocionalmente e que mulheres são os pilares de uma vida em sociedade, que em época de pandemia exibem a força que motiva os que estão à sua volta”, posicionou-se a secretária.

Um evento para homena­gear as mulheres também estava sendo organizado pela Câmara de Vereadores, mas precisou ser revisto.

Na Capital Nacional do Carvão, dois eventos em home­nagem ao Dia Internacional da Mulher estavam programados pela Câmara de Vereadores e pre­cisaram ser adiados. Uma Sessão Especial pela data foi proposta pela vereadora Luana Vais (PT) e uma Sessão Solene, concedendo o título Emérito de Mulher Desta­que 2021 a professora Vera Isabel Solares Lopes, proposta pela vereadora Hulda Alves (MDB).

VEREADORAS – No cenário político, a participação das mulheres ocupando cargos no Legislativo foi expressiva na região de cobertura impressa do TP – Bagé, Candiota, Hulha Negra, Pedras Altas e Pinheiro Machado -, chegando a quadriplicar como no caso da Cidade do Castelo que nas últimas eleições de 2020, quatro vereadoras foram eleitas.
Para marcar esse novo cenário, as treze vereadoras eleitas responderam perguntas sobre o cenário político, projetos relacionados às mulheres, participação da mulher na sociedade atual e a relação com a pandemia ocasionada pela Covid-19.

Ao longo do dia, confira uma a uma das entrevistadas.

Comentários do Facebook