POLÍTICA

Vereadores de Hulha Negra cumprem agenda e verificam andamento de projeto de energia eólica

Presidente da DGE (C) e vereadores hulhanegrenes

Presidente da DGE (C) e vereadores hulhanegrenes Foto: Divulgação TP

Na semana passada, importantes reuniões ocorreram entre órgãos estaduais e federais do estado do Rio Grande do Sul e os vereadores da bancada do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Marcus Leitzke, Getúlio Porto e Vagner Tavares.

Uma das mais importantes ocorreu com o diretor presidente da empresa DGE Energia, Edgar Cardeal, onde foi verificado o andamento do projeto Serra dos Ventos em Hulha Negra. De acordo com o vereador Marcus Leitzke, o projeto prevê a instalação de duzentas torres eólicas na Serra da Hulha, com capacidade de produção de 500 megawatts de energia e envolve os municípios de Hulha Negra, Candiota e Bagé. “É um projeto muito importante para o município, mas vai beneficiar os outros também, até mesmo na geração de emprego e renda, além da arrecadação de ICMS para os municípios”, explica Marcus.

O pedetista relata que o projeto era para estar pronto e ir para leilão de energia no segundo semestre de 2018, porém há a dependência de anúncio do governo para a construção das linhas de transmissão para levar energia para a região metropolitana. “A perspectiva é de que esse projeto seja em torno R$ 5 bilhões. Apostamos que sairá, pois vai gerar muitos recursos para o município, o que possibilitará futuros investimentos. Ao se concretizar vai ser muito beneficente para Hulha Negra”, afirma.

ASSENTAMENTOS – Outra pauta gerou em torno da titularidade de assentamentos. Com o superintendente do Incra no estado, André Bessow, os vereadores se reuniram para tratar acerca da titulação dos assentamentos. Leitzke informaou que já há valor por hectare fixado e deve sair no Diário Oficial nos próximos dias a questão de como irá funcionar essa situação. Já na Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com o diretor da DDA Evandro Dürr foi tratado acerca da titulação dos assentamentos estaduais, onde o processo está mais atrasado. “Vamos aguardar a resposta do governador José Ivo Sartori para ver se a titulação ocorrerá via decreto ou projeto de lei através da Assembleia Legislativa”, relata.

ESTIAGEM – Em razão da estiagem que assola o município e levou o Executivo a decretar Situação de Emergência, a busca por recursos também esteve na agenda dos parlamentares. Segundo Leitzke, durante as visitas no Incra e na SDR, foram solicitados recursos e maquinários para a limpeza de açudes.

Andre Bessow (C), com os vereadores Getúlio (E), Marcus e Vagner

Andre Bessow (C), com os vereadores Getúlio (E), Marcus e Vagner

 

Diretor da DDA da SDR também recebeu os vereadores

Diretor da DDA da SDR também recebeu os vereadores

Comentários do Facebook