GESTÃO

Vereadores de Hulha Negra cumprem importantes agendas em Porto Alegre

Comitiva participou de reunião com o deputado Ernani Polo Foto: Divulgação TP

Os vereadores Ronaldo Pereira da Silva (pre­sidente da Câmara) e Luiz Gustavo Nunes Dias, Baixinho (líder da banca­da), ambos do Progressistas, acompanhados do diretor da Câmara, Márcio Schröder, cumpriram esta semana, nos dias 3 e 4, importantes agendas na capital gaúcha, especialmente na busca de recursos para Hulha Negra.

FOMENTO Os compromis­sos iniciaram com um encon­tro com a responsável pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Depar­tamento de Desenvolvimento Agrário (DDAPA), Bruna Fogiato, onde foi tratado um aporte de mais R$ 50 mil, para manter a aquisição de alimentos dos agricultores familiares, bem como das agroindústrias do município, que fornecem os alimentos necessários para a confecção das cestas básicas, que estão sendo distribuídas à popu­lação vulnerável e de baixa renda por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Também foi tratada a viabilização de formação de uma cooperativa entre as Associações de Produtores Rurais, tendo como um de seus objetivos poder realizar a oferta de seus produtos a um empreendimento do ramo de conservas que está sendo levado à execução pela Azei­te Batalha, em Pinheiro Ma­chado. Na reunião também estava presente o assessor de Apoio Administrativo da Prefeitura, Moisés Abreu.

REASSENTAMENTO Em reunião com o diretor do Departamento de Desen­volvimento Agrário (DDA­PA), Maurício Neuhaus, foi tratada a questão referente ao reassentamento de uma família residente em Hulha Negra e que está ‘acampada’ às margens da BR-293, em frente à área destinada ao assentamento Abrindo Fron­teiras. O diretor do DDAPA informou aos vereadores que a situação está sendo tratada no âmbito jurídico, devido às peculiaridades do caso, porém garantiu que é apenas questão de tempo para que a família seja reassentada no próprio assentamento Abrin­do Fronteiras.

Na mesma ocasião foi debatida a regularização fundiária de área do assen­tamento Santo Antônio, que se encontra dentro da área urbana da sede do municí­pio. O DDAPA manifestou o interesse em dar início ao processo de doação desta área. O assessor Moisés Abreu também acompanhou a agenda.

PONTE E ESCAVADEIRA Os vereadores participa­ram junto com o prefeito de Candiota e presidente do Cideja, Luiz Carlos Fola­dor, de uma reunião com o assessor especial e chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Agricultura, Erli Teixeira, sobre a construção da ponte sobre o rio Jaguarão na divisa entre Candiota, Hulha e Aceguá – empre­endimento que desde 2013 enfrenta dificuldades para sair do papel. Na mesma ocasião foi tratada a ce­dência de uma escavadeira hidráulica da Secretaria de Agricultura ao Município de Hulha Negra pelo prazo de 90 dias, para que sejam retomados os trabalhos de micro-açudagem e também o Programa Caminhos da Produção.

BASCULANTE E LIXO No gabinete político em Porto Alegre do senador Luís Carlos Heinze (Pro­gressistas), foi abordada pe­los vereadores a inclusão de emenda no Orçamento Geral da União para a aquisição de um caminhão basculante para auxílio nas obra de manutenção das estradas do interior de Hulha e também um caminhão novo equipa­do para o recolhimento de lixo principalmente na zona urbana.

ERNANI Por fim, esti­veram na Assembleia Le­gislativa, com o deputado estadual Ernani Polo (Pro­gressistas), que esteve até há pouco na presidência da AL e também foi governador interino. Segundo os parla­mentares hulhanegrenses, Ernani se colocou à inteira disposição para as demandas da cidade.

Comentários do Facebook