INFRAESTRUTURA

Vigas são colocadas nas cabeceiras da nova ponte da Serafim dos Santos em Hulha Negra

Colocação das estruturas marcou mais um avanço da obra de construção da nova ponte

Prefeito Renato e vice, Igor Canto, acompanham diariamente a obra Foto: Joanes Araujo/Especial TP

Na manhã desta quin­ta-feira (11), a movi­mentação de maqui­nários prendeu a atenção dos moradores próximos da área da ponte sobre a rua Serafim dos Santos, na sede de Hulha Negra. O dia foi marcado pelo avanço de mais uma etapa na obra de construção da ponte de concreto que vai substituir a travessa de madeira.

Com auxílio de guin­dastes, as cinco vigas da ponte foram colocadas nas duas cabeceiras da estrutura. Cada viga mede 10 me­tros de comprimento e tem 2,4m de largura e 0,7m de altura. As vigas vão receber 20cm de concreto na área de 10x13m. Além da retirada da antiga estrutura, a equipe da Prefeitura realizou a limpeza e alargamento de parte do córrego. O prefeito adianta que toda a extensão do cór­rego será limpo e alargado nos próximos dias.

Ainda será feita uma ponte de concreto para subs­tituir a travessa de madeira sobre o córrego que banha a sede do município. Esta é a terceira ponte que será construída na sede de Hu­lha Negra, com recursos próprios do município. De acordo com o prefeito de Hulha Negra, Renato Ma­chado, a obra está orçada em R$ 228.163,95. O chefe do Executivo hulhanegren­se enfatiza que todo o valor investido na construção da ponte é dinheiro que a gestão economizou de maneira consciente. “É dinheiro do contribuinte e que volta em forma de melhorias e investimentos para nossa comunidade”, declara o prefeito.

Vigas possuem 10 metros de comprimento Foto: Joanes Araujo/Especial TP

A travessa, feita em concreto armado, terá uma base de 10 metros de largura por 13 metros de compri­mento, com área para pedes­tres, de 1,5 metros em ambos os lados, semelhante à ponte da rua Laudelino da Costa Medeiros. A estrutura da ponte terá o estilo pré-mol­dada e apenas a concretagem da base será feita no local. A obra conta com uma emenda impositiva (do caixa livre do município) no valor de R$ 75.456,04, de autoria dos vereadores Getúlio Porto, Elizangela Coitinho, Josias Vidarte, Ronaldo Pereira e Jorge Coelho.

EMBUEIRAMENTO Pa­ralelo a obra da ponte, a ad­ministração está concluindo a obra de embueiramento de parte da rua Serafim dos Santos. Na rua Paulo Roberto Baldez, a obra de saneamento pluvial contem­plou a construção de várias caixas de concreto além da aplicação de mais de 250 bueiros de 40 e 60 polega­das. Já na rua Serafim dos Santos foram mais de 100 bueiros colocados eliminan­do as antigas valas e dando mais vazão no escoamento pluvial.

O prefeito Renato Machado, acompanhado do vice prefeito, Marco Igor Ballejo Canto, e do secre­tário de obras, Wagner Ta­vares, acompanhou toda a ação. O setor de Projetos da Prefeitura também acompa­nha a obra.

Comentários do Facebook