“Gratidão pela boa acolhida das diversas comunidades da paróquia, gratidão ao empenho das lideranças para organização das diversas celebrações, gratidão pelas palavras do nosso Bom Pastor Dom Cleonir, gratidão a Deus por nos proporcionar estes belos momentos para a nossa Igreja Local”. Desta forma o frei Tiago Frey, fez referência a visita pastoral do bispo Dom frei Cleonir Dalbosco, da diocese de Bagé, á paróquia São José e suas comunidades em Hulha Negra.
Dom Cleonir visitou as comunidades de Hulha Negra na semana passada, encerrando as atividades no domingo (19). Um dos pontos altos da visita pastoral foi o sacramento da Crisma, onde jovens e adultos confirmaram a sua fé, perante a comunidade paroquial. “No sacramento da Crisma, se completa o sacramento do batismo e pelo qual se recebe o Espírito Santo. Sob o sinal da imposição das mãos e unção com o óleo o crismando obtém o Espírito Santo, para poder testemunhar Deus para as outras pessoas. E através do sacramento da crisma sentimos o Espírito Santo que renova, dá novo ânimo, alegria e harmonia ao ser humano. Portanto, que a Visita Pastoral nos revigore para vivermos a alegria do Evangelho como comunidade paroquial”, afirmou frei Tiago.
Ao TP, o bispo também falou sobre a experiência da visita em Hulha Negra. Dom frei Cleonir relatou ter conseguido visitar todas as comunidades da paróquia acompanhado pelo pároco frei Tiago. “Em cada comunidade encontramos coisas maravilhosas, as comunidades cada uma do seu jeito, nos acolheram com tanto carinho, com tanto amor, em cada comunidade com sua história, a organização, as famílias (origem das famílias), então foi um momento abençoado em cada uma das comunidades. Quero deixar meu abraço e minha gratidão a todas as comunidades e ao seu povo, por este momento bonito e abençoado”, explanou.
Segundo o bispo, no período ocorreu um encontro com o Conselho Paroquial, uma oportunidade rica para poder analisar a parte administrativa e a organização da paróquia com suas comunidades, e visitas a pessoas doentes e enfermas, que durante a vida se dedicaram pela paróquia e, que agora com a idade avançada, com suas fragilidades na saúde, merecem respeito e atenção. “Visitei doentes para levar a bênção em nome da Igreja”.
Outro momento importante citado pelo bispo foi a Celebração da Crisma. “Foi um momento de renovação de toda caminhada paroquial, todas as famílias presentes, um grupo bem preparado que recebeu o sacramento da Crisma, motivados e felizes por este momento de graça, que é o sacramento da confirmação. Agradeço os catequistas pelo trabalho que estão realizando com a catequese de crianças, jovens e adultos”, destacou.
Por fim o bispo faz um agradecimento. “Deus seja louvado por tudo o que está acontecendo nesta querida Paróquia. Dessa maneira, deixo meu sincero agradecimento ao frei Tiago, ao frei Paulo e todas as lideranças da paróquia que estão levando este projeto a frente. Portanto, a Igreja de Hulha Negra está muito viva! Louvado seja Deus, por este momento e pela caminhada que está acontecendo nesta querida Paróquia. Deixo o meu abraço a todos e que Deus vos abençoe!”
CANDIOTA
Cabe lembrar que de 6 a 10 de dezembro, acontece, em Candiota, a celebração da 59ª Festa da Imaculada Conceição, padroeira do município. Com o tema “Maria, orientai-nos que vocação é graça e missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24, 32–33), uma programação diversificada acontece em comemoração a Imaculada. Uma programação especial com a presença do bispo Dom frei Cleonir Dalbosco marcará as celebrações, sendo encerrada com festividade.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*