Papo de Redação 03/09/2019

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

PREVENÇÃO AO MORMO EM CANDIOTA
Por um desencontro de informações, foi veiculado na última edição, em material enviado pela assessoria de Comunicação da Prefeitura de Candiota, de que a realiza­ção dos exames e a vacina contra o mormo teriam aporte da Secretaria de Agropecuária do município, especialmente às entidades tradicionalistas, em função das cavalgadas e do desfile da Semana Farroupilha. Acontece que o que está sendo disponibilizado é o exame de mormo (doença infeccio­sa, que acomete equídeos, mas que pode ser contraída por humanos) e a vacina contra a Influenza equina. Ambos os procedimentos são obrigatórios para a expedição da Guia de Trânsito Animal (GTA) – documento fornecido pela Inspetoria Veterinária e que permite a circulação dos animais.

BB CANDIOTA
A agência do Banco do Brasil de Candiota realizou na última semana, em frente ao banco, a Expo BB, que reu­niu amigos, clientes e parceiros da instituição na rua Ulisses Guimarães, em frente a agência. Segundo o gerente Bráulio Eugênio, o evento cumpriu os objetivos. “Não podemos deixar de agradecer a participação e apoio de cada um que fez a diferença nesse dia tão especial. A Emater, a Associação das Feirantes, a Casa do Artesão, Associação dos Apicultores, Agroindústria Zanovello, Bionatur, Moiseis Facas Artesanais, Starmaq, Confraria do Automóvel, Arcan e Prefeitura de Candiota, além de muitos outros que direta ou indiretamente fizeram tudo acontecer”, assinalou o gerente.

57 ANOS DA ESCOLA JERÔNIMO
O Círculo de Pais e Mestres (CPM) da escola Jerô­nimo Mércio da Silveira, localizada na Vila Residencial, em Candiota, liderado pela presidente Luana Camacho Vais, rea­lizou uma bela festa na última sexta-feira (30), para comemo­rar os 57 anos do educandário. Chamou a atenção, a entrega, dedicação e carinho dos membros da direção da entidade na realização do evento, que lotou o CTG Luiz Chirivino, na sede do município. Na ocasião, teve jantar e bolo comemorativo. O ponto alto foi a apresentação da nova formação da banda marcial da escola (foto), que irá abrilhantar o desfile cívico da cidade no próximo dia 7 de setembro. Também, o CPM fez homenagens aos professores e funcionários. A escola tem como diretora, a professora Dinorah Matte.

PROERD EM PINHEIRO
Está marcada para as 14h desta terça-feira (3), no Ginásio de Desportos de Pinheiro Machado, mais uma for­matura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Na oportunidade, concluem a etapa os estudantes dos 5º anos dos educandários locais. Há 17 anos presente no município, o programa já formou aproximadamente 2 mil alunos.

ABIGEATO EM PINHEIRO
O Sindicato Rural de Pinheiro Machado, através de divulgação nas redes sociais, está lembrando os produ­tores do município que é parceiro no combate aos crimes de abigeato. Para agilizar os registros de ocorrência, as vítimas podem entrar em contato diretamente pelo telefone (53) 3248-1600, WhatsApp (53) 98415-0440 ou na sede da entidade na rua Nico de Oliveira, nº 578. O acordo para que os próprios sindicatos realizem os registros via delegacia on-line foi firmado em reunião da Regional 7 da Farsul.

TRANSPARÊNCIA EM PINHEIRO
O presidente da Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado, Mateus Garcia (PDT), e o vereador Gilson Rodri­gues (PT) estiveram recentemente no Instituto Gamma de Assessoria aos Órgãos Públicos para a assinatura do contra­to do IGAM Tec. A ferramenta permite maior transparência e agilidade na divulgação das informações da Câmara. Todo o processo será automatizado e à disposição da população em tempo real. “Os parlamentares poderão fazer seus pedidos em prol da comunidade de qualquer local que estejam, seja do local mais afastado da sede ou até mesmo de um bairro da cidade”, explicou Mateus. Além da atualização do siste­ma informatizado, a Lei Orgânica Municipal e o Regimento Interno da casa serão revisados e atualizados.

DESFILE CÍVICO EM HULHA 1
Alguns momentos ficaram registrados durante o desfile alusivo à Semana da Pátria de Hulha Negra, pelo encantamento, apresentação e sentimento de gratidão ou talvez, reciprocidade. Um deles foi a belíssima apresentação das bandas do município – uma com adolescentes e outra com crianças, coordenadas pelo professor Vieira -, com variações em ritmos e músicas apresentadas. Certamente merecem o aplauso de todos que acompanharam a apre­sentação.

DESFILE CÍVIVO EM HULHA 2
Outro momento que chamou a atenção dos presen­tes e encantou pela espontaneidade, foi o salva de palmas para alguns motoristas do transporte escolar que desfilaram apresentando a frota do município. Conforme registrado por quem estava assistindo, palmas, gritos e muitos sorrisos para aqueles funcionários que convivem diariamente com alunos, professores e pais. Isso mostra a cumplicidade e confiança depositada no servidor e cabe, por parte do TP também, parabenizar esses profissionais que, certamente, fazem a diferença na rotina de crianças e adolescentes.

Comentários do Facebook