PARA MEXER O CORPO

24ª edição do Dia do Desafio acontece nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (27) é proibido ficar parado.

Prefeituras em parceria com o Sesc, convidam comunidade a praticar 15 minutos de atividades físicas

Prefeituras em parceria com o Sesc, convidam comunidade a praticar 15 minutos de atividades físicas Foto: Mustache Produções/Especial TP

Em virtude da paralisação dos caminhoneiros ocorrida em todo o país no final do mês de maio, o tradicional Dia do Desafio foi adiado para esta quarta-feira (27). O dia mundial destinado ao incentivo às práticas de atividades físico-esportivas promete movimentar o mundo, o Brasil e a nossa região. Na ocasião, cidades devem se mobilizar e realizar pelo menos 15 minutos de qualquer tipo de atividade física.

Criado no Canadá, o Dia do Desafio é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. No Rio Grande do Sul, através da coordenação do Serviço Social do Comércio (Sesc), as atividades ocorrem em parcerias com instituições públicas e privadas. Até o ano passado, os municípios de cobertura impressa do TP – Candiota, Hulha Negra, Pedras Altas, Pinheiro Machado e Piratini – eram coordenados pelo Sesc Bagé. Neste ano, apenas Piratini saiu dessa lista.

Conforme a coordenadora da ação no continente americano, Maria Luiza Souza Dias, existe a necessidade de motivar as pessoas para uma vida ativa e isto é reconhecido e discutido mundialmente pelos setores da sociedade, visto que a realidade de muitas crianças, jovens e adultos é de uma rotina sedentária. “Para aumentar o alcance dessa campanha, o Dia do Desafio propõe formas inovadoras e democráticas para levar a atividade física a todos, fundamentado na parceria e na cooperação, ressaltando a arte do convívio proporcionado pelo esporte”, afirma.

DISPUTAS 2018 – A partir desta edição, algumas mudanças na tradicional competição entre os municípios foram pensadas. A fim de proporcionar maior troca de experiências nas ações de esporte e lazer, o tempo de duração dos confrontos foi ampliado para três anos. Além disso, após a quarta-feira (27), ocorrerá o “Desafio Cidade + Cidade”, onde as duas cidades que competirem entre si vão gerar um percentual de mobilização para integrar um ranking dentro da sua categoria. Segundo os organizadores, a ideia é promover maior integração e cooperação a partir das disputas saudáveis.

DIA DO DESAFIO

Comentários do Facebook