AGRICULTURA FAMILIAR

Agroindústria hulhanegrense Tia Zane estará presente na 27ª Fenadoce

Bolachas, pães e cucas produzidos em Hulha Negra estarão entre as iguarias da maior feira de doces do país

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Família Outeiro trabalha unida na confecçaõ dos produtos. Filhos Henrique (E) e Herica (D), trabalham junto com os pais Edson e Eliziane na agroindústria Foto: Divulgação TP

Quem visitar a Feira Nacional do Doce – a Fenadoce, em Pelotas, neste ano, poderá apreciar o sabor de Hulha Negra. O município esta­rá representado através da agroindústria familiar da Tia Zane, de panificados, que passou por um processo de seleção e participará pela primeira vez da feira levando os produtos da agricultura familiar hulhanegrense.

Conhecida no mu­nicípio e região pelas ma­ravilhas em bolachas, sal­gadinhos, cucas e pães, a agroindústria estará presente no evento com dez diferentes tipos de produtos produzidos na localidade de Estância Ve­lha, interior de Hulha Negra.

A reportagem do Tri­buna do Pampa conversou com Henrique Outeiro, filho de Tia Zane e representan­te da agroindústria na 27ª edição da Fenadoce, para saber quais os preparativos, expectativa e o que a par­ticipação em uma feira de grande porte representa para a agroindústria.

Conforme Henrique Outeiro, a rotina mudou bastante nos dias que ante­cederam a feira devido ao aumento da produção. “O fato de ir para a Fenadoce mudou nossa rotina de tra­balho. Já temos as demandas locais e regionais em escolas, quarteis e mercados que atendemos, mais agora a de­manda para produzir e levar até Pelotas, pois os produtos precisam ser reabastecidos. O trabalho é intenso todos os dias”, afirma Henrique.

Questionado sobre o que representa participar da feira, o produtor é enfático ao dizer que é motivo de muito orgulho para eles da agroindústria. “Não só pelo fato de que iremos além das fronteiras do nosso municí­pio e região, levando nossa marca, nosso sabor, nossa identidade, mas não só por isso, mas sim por representar toda uma região produtiva, o interior da região da Cam­panha, a agricultura familiar, que tem um grande potencial produtivo, com alimentos saudáveis, de qualidade”, res­salta Outeiro.

Eliziane (Tia Zane) mostra com orgulho parte dos produtos que irão para a Fenadoce Foto: Divulgação TP

Ele também fez referência à ren­da e a prosperidade do produtor. “Além da renda revertida pelo fruto do nosso trabalho, ter os pro­dutos da Tia Zane em Pelotas, em um evento do tamanho da Fenadoce, de ní­vel nacional, representando os produtos de Hulha Negra nos deixa felizes e honra­dos. Pra nós a mensagem que fica é de que sim é possível, de que sim os agricultores tem muita força, de que é preciso lutar, trabalhar, suar, mas também que tem resultado. Conseguimos dar prova de que os agricultores familiares podem sim ser os sujeitos e não os objetos da história, que eles podem ser os protagonistas”, manifesta.

Por fim, ao ser solici­tado a falar sobre as expec­tativas depositadas na par­ticipação na feira, Henrique diz serem ótimas. “Tanto do ponto de vista comercial e fi­nanceiro, angariando vendas e valores, são ótimas, mas também pela divulgação da marca e dos produtos Tia Zane. É uma oportunida­de onde podem surgir mais contatos, relacionamentos com empresários, e todos esses fatores estão incluídos em uma feira do tamanho da Fenadoce, o contato com as pessoas além das vendas”, conclui.

As agroindústrias do município contam com um apoio essencial da Prefeitura de Hulha Negra através da Secretaria de Agropecuária no que tange ao crescimento e expansão de produtos. Ao TP, o secretário da Pasta, Luis Fernando de Lima disse que a participação da Tia Zane na Fenadoce é um mo­mento histórico para Hulha Negra. “É uma agroindústria que em pouco tempo já está em evidência. Isso é fruto das batalhas e da força de von­tade através de um trabalho sério da Tia Zane e familia­res. A participação dela em um evento deste porte nos gratifica, para mim é uma alegria muito grande, este é o primeiro passo dado com as agroindústrias, o próximo é a Expointer, futuramente e com outros participantes”, afirma o secretário, acrescentando que na próxima sexta-feira (7)a secretaria estará presente na Fenadoce, prestigiando o evento e visitando o estande da Tia Zane.

Lima também ressal­tou a importante parceria da Cooperativa de Produção, Trabalho e Integração Ltda (Cooptil), que cedeu à Tia Zane, através da Secretaria de Agropecuária, um caminhão refrigerado para levar os pro­dutos e permanecer durante a feira como depósito. “É uma parceria importante, o veículo foi para revisão e limpeza para estar dentro das normas e chegar no horário estipulado pela comissão organizadora da Fenadoce”, conclui.

FENADOCE A Feira Na­cional do Doce (Fenado­ce), é um evento anual re­alizado para promover a cultura doceira da cidade de Pelotas, Sul do estado. A Fenadoce nasceu em 1986, criada pelo Poder Público juntamente a outras entida­des. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas (CDL) assumiu a coordenação do evento em 1995. Nas primeiras edições, acontecia a cada dois anos, sempre em um local diferente da cidade. A partir de 1988, a Feira tornou-se anual e ganhou endereço fixo: o Centro de Eventos Fenadoce, próximo ao principal trevo de entrada do município. Em 2019, a feira inicia nesta quarta-feira (5) e encerra no dia 23 de junho.

Comentários do Facebook