Alfeu Duarte (Parte 1)

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

*Cássio Gomes

 Alfeu Coelho Duarte nasceu em 07 de setem­bro de 1942, na Bolena, interior de Hulha Negra, na época município de Bagé. Filho de João Lima Duarte e Sebastiana Coelho Duarte.

Quando pequenino, morou um tempo em Seival. Aos sete anos, perdeu sua mãe. Um ano após, foi morar aos cuidados de Luiz Chirivino e sua espo­sa Flaubiana Mendes Chirivino, na estância destes, localizada em Dario Lassance. Ali, então, começou a aprender e criar gosto pelas lidas campeiras.

Em 1956, concluiu o ginásio na Escola Iso­lada de Dario Lassance (atual Escola Estatual de Ensino Fundamental de Dario Lassance).

Prestou serviço militar no 12º Regimento de Cavalaria, na cidade de Bagé, incluído no ano de 1961, encerrando suas atividades após um ano devido àimportância de sua presença na estância, ainda mais necessária após o falecimento de Luiz Chirivino.

Em 05 de março de 1969, contrai matrimô­nio com Aldema Rijo Duarte e foram morar na casa construída por ele, junto à estância onde tiveram três filhos: Fábio, Flaviani e Fernanda.

Sua principal atividade sempre foias lidas de campo e afins. Esteve sempre à frente dos cuidados da estância, mas foi após o falecimento do genro de Luiz Chirivino que a viúva Glede Chirivino Amestoy e seus filhos Airton e Afrânio Amestoy tomaram a decisão de renomearo lugar como Condomínio Rural Telmo Amestoy, realizado em 24 de dezembro de 1990, e o colocaram como administrador. A partir disso, único responsável por todos os cuidados e tratativas das terras e animais da propriedade.

Na vida social, foi grande entusiasta e de participação ímparao que se refere a cultura gaúcha, desde a criação do primeiro CTG do município de Candiota, o CTG Os Maragatos em 1960, onde era um dos membros da patronagem e integrante da invernada artística. CTG este que, em 1966, com a construção da sua primeira sede própria, passou então a chamar-se CTG Luiz Chirivino em gratidão à família pela doação do terreno.

Na década de 1970, iniciou sua grande e reco­nhecida trajetória no meio tradicionalista como patrão do CTG, junto a sua inseparável esposa Aldema, sempre dedicada e que nunca mediu esforços para estar junto dele, trabalhando incansavelmente para atingirem seus objetivos. Patrão que trouxe grupos musicais de renome no estado como Os Monarcas, Os Serranos, Os Mirins, realizando grandes bailes. Neste cargo, permaneceu por várias vezes até a realização do grande sonho que foi a construção do atual prédio da entidade inaugurado em 01 de setembro de 1989, objetivo alcançado com muita dedicação, esforço e trabalho com o apoio de muitos amigos, companheiros do CTG e empresas da região.

Muitas foram as conquistas neste meio, sem­pre com o apoio de pessoas que fizeram a diferença ao seu lado. Dentre as várias realizações,destaca­-se a criação da campeira do CTG, que realizou vários rodeios, que levaram o nome da entidade e do município a diversos lugares. Tornando o CTG Luiz Chirivino reconhecido por sua organização e qualidade dos rodeios realizados em Candiota que reuniam centenas de pessoas sendo um dos eventos mais importantes do município por vários anos.

Após ficar algum tempo afastado dos cargos, mas, nunca de compromissos, eventos e atividades; retornou ainda algumas vezes para o cargo de patrão, mas foi no ano de 2001 a sua última gestão, quando entregou as rédeas desta entidade para seu cunhado Jorge Luiz Rijo.

*Historiador

Comentários do Facebook