SAÚDE

Alimentação saudável é tema de trabalho do PIM Criança Feliz de Hulha Negra

Visitadoras trabalham com as famílias a importância de uma alimentação adequada

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Membros da equipe do PIM Criança Feliz de Hulha Negra Foto: Divulgação TP

Está em andamento no município de Hulha Negra, um importante trabalho desenvolvido pelas visitadoras do programa Primeira Infância Melhor (PIM) Criança Feliz. Jun­tamente com a coordena­ção pedagógica do projeto, as formas corretadas de alimentação e quais os ali­mentos mais adequados de consumo, são repassados através de trabalhos didá­ticos.

A reportagem do TP visitou a sala do PIM, loca­lizada no prédio do Centro de Referência da Assistên­cia Social (Cras) e con­versou com a equipe para saber um pouco mais sobre o projeto, que conta com histórias e um importante personagem para auxiliar na mostra dos alimentos, a “Dona Maricota”.

Carmem Pereira, Amanda Mieres, Daniésse Gonçalves, Ana Paula So­ares e Leonarda Rodrigues, ao lado da psicóloga res­ponsável pelo PIM Naiara Martins e da coordena­dora pedagógica Fátima Rosa contaram um pouco das suas experiências com mães, crianças e gestantes, bem como o aprendizado e a satisfação com os re­sultados. “É um trabalho gratificante. Sempre somos bem recebidas pelas famí­lias, que entendem nosso objetivo, até porque nos aproximamos muito das famílias ao perguntar como é a rotina e alimentação”, relatou Carmem.

Amanda Mieres completou o relato falan­do sobre o trabalho com as gestantes. “Explicamos sobre o projeto e as orien­tamos. Mostramos para as gestantes que elas também precisam ter uma alimenta­ção adequada para o bom desenvolvimento do bebê. Nós também aprendemos muito e ficamos felizes com os resultados”, relatou.

Daniésse, por sua vez, destacou a falta de in­formação das famílias, bem como a falta de recursos quando o assunto é uma boa alimentação. “Percebemos que muitas mães não sabiam que os alimentos dados aos filhos não eram adequados ou a forma de preparo não era muito saudável. Cons­tatamos que os alimentos mais consumidos pelas fa­mílias eram aqueles não adequados, como salgadi­nhos, pirulitos e balas. Hoje muitas nos agradecem, pois os filhos estão se alimentan­do melhor e comendo frutas que antes não comiam. Isso é gratificante para nós tam­bém”, expôs.

PROJETO – O objetivo principal do projeto “Ali­mentação Saudável” é a conscientização das fa­mílias visitadas a ter uma vida mais saudável através da alimentação. O primeiro passo é a Pirâmide dos Alimentos, confeccionados em material didático. Fritas, legumes e outros alimentos são colados conforme a ordem correta de uma boa alimentação, quais devem ser evitados ou ingeridos com maior frequência, ten­do como base a água.

Também foi apre­sentada a história “Cesta da Dona Maricota”, onde são apresentados os alimentos para as famílias e as crian­ças montam um varal com os alimentos expostos na história. Um relógio com a rotina de alimentação com as quatro principais refei­ções também integraram o trabalho.

Todos os materiais foram confeccionados pela equipe. “Tudo é montado pelo grupo. Além das visitas nas residências há o traba­lho em conjunto em grupo. São resultados importan­tes para as famílias e para nós também, visto também aprendermos todos juntos”, manifesta Naiara.

Com relação ao pro­jeto, a coordenadora Fátima disse que foi percebido que os hábitos não eram saluta­res, mas que está feliz pelos resultados. “Estamos cons­tatando que nosso objetivo está sendo alcançado, pois as famílias já demonstram uma mudança de atitude, que era o que esperávamos. Pelo resultado deste já estamos pensando em novos projetos dentro dos termos geradores propostos e das necessidades da comunidade visitada”, afirmou Fátima.

Ana Vitória, filha de Thais Chagas, com o varal da Dona Maricota Foto: Divulgação TP

Pai Jeferson de Araujo e filha Brendha montando o varal da Dona Maricota Foto: Divulgação TP

Júlia Azambuja com a filha Raíssa ao fazer a atividade mostrando se o prato fica feliz ou triste com os alimentos Foto: Divulgação TP

Vinícius Rita, filho de Cátia Vasques, ficou atento ao varal e à cartilha dos alimentos Foto: Divulgação TP

FAMÍLIAS ASSISTIDAS – O TP recebeu relatos de famílias contempladas pelo Alimentação Saudável.

Júlia Darlene Azambuja – filha Raíssa – “Adorei o projeto, é muito bom, com alimentos bons para as crian­ças, o projeto ajuda, ensina bastante”.
Eliane da Rosa – filha Chi­lyda – “A equipe está de parabéns. Graças ao trabalho do PIM, minha bebê já sabe reconhecer um alimento saudável. Agora adora abó­bora com carne ou feijão, adora banana e é bom ela saber o que é saudável. Nós como mães, acabamos dando muitos enlatados e embutidos para os filhos, mas o PIM nos lembra que a alimentação deve ser sau­dável nesta fase da vida”.
Priscilla Brasil – filho Kauê – “A educação alimentar foi muito boa, me ensinou a dar os alimentos certos para o meu filho. Tinha alimento que eu pensava que era saudável para ele e não era. Hoje ele come os alimentos certos e que ajudam na sua saúde”.
Cleoni Machado Domin­gues – neta Lívia Dantas – “O projeto é maravilhoso, minha neta até já adquiriu peso, estamos muito con­tentes”.

Comentários do Facebook