EDUCAÇÃO

Alunos da escola Faro de Candiota participam de Campeonato de Astronomia

Os alunos do Faro garantiram o terceiro lugar na competição Foto: Divulgação TP

Representando a Escola Estadual de Ensino Médio Francisco Assis Rosa de Oliveira (Faro), os alunos do 6º ano participaram do 2º Campeonato de Astronomia para Escolas Públicas de Ensino Fundamental. O evento ocorreu na terça-feira (4), no Planetário da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) – Campus Bagé. O campeonato contou com a presença de quatro equipes, sendo três de Bagé e apenas uma de Candiota.

O tema em debate foi “Os Filhos do Sol”, em que os alunos assistiram a uma sessão no planetário e depois, divididos em equipes, responderam às questões propostas pelo mediador da competição, professor Guilherme Marranghello. Na oportunidade, também participaram de um jogo de tabuleiro dinâmico com questões relevantes sobre o Sistema Solar.

Para os alunos Stefany Goulart, Sofia Camargo, Rodrigo Nobre e Mayara de Barros, “a competição foi muito divertida, pois foi a primeira vez que participamos deste tipo de atividade.Conseguimos relacionar os conteúdos sobre astronomia estudados com a professora em sala de aula com as questões perguntadas”. A equipe da escola Faro obteve pontuação expressiva e voltou para casa com o 3º lugar.

Em conversa com o TP, a professora Suélen Funari, que acompanhou os alunos até Bagé, ressaltou a importância da participação em eventos educativos. “As competições são importantes para o desenvolvimento dos alunos, pois faz com que se sintam desafiados e estimule o raciocínio lógico e rápido. Além disso, é uma forma diferente de aprender e compartilhar conhecimentos”, disse.
Conforme contou, o entusiasmo não ficou somente naquele dia. A partir dessa vivência, os discentes pensam agora em implantar um clube de astronomia na própria escola – que já tem até o nome escolhido, o Sputnik 1957. “Isso irá possibilitar que eles possam estudar durante todo o ano, aprender mais sobre o Universo e ainda convidar outros colegas a participarem”, comentou.

Comentários do Facebook