EDUCAÇÃO

Alunos de escola candiotense desenvolvem ação para abrigar cães abandonados

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Escola Santa Izabel e Meioeste uniram-se para desenvolver a ação

Escola Santa Izabel e Meioeste uniram-se para desenvolver a ação Foto: Divulgação TP

Na última sexta­-feira (24), as alunas Sofia de Almeida e Maria Antoniella Emanuelli estiveram no TP para divulgar um trabalho que a turma do 5º ano da Escola Santa Izabel está de­senvolvendo. Apaixonados pelos animais, os estudantes identificaram a necessidade de cuidar de forma mais efetiva dos cães abandonados que acabam utilizando o pátio do educandário como moradia.

Alunas pediram o apoio ao projeto para o prefeito Adriano dos Santos

Alunas pediram o apoio ao projeto para o prefeito Adriano dos Santos Foto: Divulgação TP

Além de se responsabilizarem a dar muito amor e carinho aos bichinhos, os estudantes estão construindo um canil para que os animais possam ser abrigados. Segundo conta­ram à reportagem, o trabalho passou por todo um processo de avaliação e planejamento até chegar o momento de ser executado. “Junto com a pro­fessora, primeiro nós fizemos um questionário pra saber onde estavam esses cachorros e o que a gente ia precisar fazer. Depois fomos buscar ajuda. Falamos com os nossos pais, com o prefeito e também fomos nas veterinárias – onde conseguimos vermífugos”, detalharam elas. Durante a conversa, mostraram-se motivadas em executar o trabalho e dar um suporte aos animais que ficam soltos pelo pátio da escola. “Tomara que apareçam mais cachorros pra gente poder cuidar”, falaram ambas.

Além de contar com o apoio da comunidade local, a turma firmou uma parceria com a Meioeste Ambiental Ltda. – que doou material para a construção do canil. De acordo com o proprietário da empresa, Paulo Carpes, é uma alegria poder participar de um projeto tão importante como esse. “A Meioeste sempre estará presente para ajudar nas causas sociais e de inte­resse do município de Can­diota. Sendo uma causa justa e importante, podem contar conosco, principalmente as crianças – nosso foco maior de assistência”, salientou o empresário.

Na foto, a professora Adriane com a turma do 5º ano

Na foto, a professora Adriane com a turma do 5º ano Foto: Divulgação TP

De acordo com a pro­fessora Adriane Wollmann, responsável pelo projeto, a ação é uma continuação de outra iniciativa chamada “Vida de Cão”. Segundo a docente, o espaço do canil irá propiciar um local com pequenas casas que servirão de abrigos e pratos para os cães se alimentarem. “Isso vai evitar que eles fiquem soltos pelo pátio da escola, fazendo suas necessidades em qualquer lugar e virando o lixo. Estes animais também serão castrados (as fêmeas) e receberão vermífugos perio­dicamente”, detalhou. Con­forme contou ao TP, o projeto envolve muito os alunos, em função do carinho que têm pelos animais e isso os faz buscar os recursos necessários para executá-lo.

PROJETO AGOSTO – Com foco na sustentabilidade, du­rante todo o mês a Escola San­ta Izabel está desenvolvendo 17 ações que visam a melho­ria do espaço físico da escola. De acordo com o diretor Alex Perleberg, os espaços foram identificados pelos alunos durante o conselho de classe e o fórum avaliativo. “O ob­jetivo principal da proposta é tornar o aluno protagonista de suas ações. Ele é o agente transformador – saindo de uma situação de passividade para se tornar responsável pelas mudanças por eles apre­sentadas”, destacou Alex.

Entre as ações ele citou a captação de água da chuva, horta, melhorias no campo de futebol, pracinha, fachada do prédio e a cons­trução de um chimarródromo. O projeto, que até então seria algo simples, tomou uma proporção que acabou sur­preendendo até a direção do educandário.

Através da mobi­lização dos estudantes, so­maram-se empresas locais e também os pais para auxiliar na execução. “Não podemos esquecer do caráter pedagógi­co e integrador desta proposta que permite uma autonomia maior por parte dos alunos”, disse. Durante o mês de agos­to, os alunos da Santa Izabel estão trabalhando temas re­lativos à educação, saúde, qualidade de vida, cultura e meio ambiente através de pro­postas ativas como dinâmicas e apresentações.

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