VOLUNTARIADO

Associação Bicho Amigo de Hulha Negra esclarece questões relacionadas aos carrapatos

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Nos animais, carrapatos se instalam, principalmente, próximo das orelhas Foto: Divulgação TP

Recentemente, as vo­luntárias da Associa­ção Bicho Amigo, de Hulha Negra, que desenvol­vem um trabalho no municí­pio voltado para o cuidado e proteção dos animais de rua, postaram um esclarecimen­to acerca das competências da associação.

Visando apurar com mais precisão o traba­lho da associação e saber o porquê do esclarecimento, a reportagem do TP entrou em contato com o grupo, que explicou que nos últimos dias, havia muita ligação por parte da comunidade hulha­negrense e cobrança quanto a providências sobre alguns casos de carrapatos em cães no município.

Questionada então sobre as competências da Bicho Amigo, uma das vo­luntárias, Naiara Martins, explicou que o importan­te era a comunidade estar consciente de que a asso­ciação fazia um trabalho para evitar a proliferação de doenças, criação e outros problemas dos animais de rua, somente. “Somos um grupo com limitações, tanto financeiras como de pes­soas para o trabalho e não podemos ser responsáveis por tudo que acontece no município. Através do cui­dado com os animais de rua, conseguimos evitar e até di­minuir doenças, mas quanto aos animais particulares, criados dentro dos pátios, não podemos atuar e não é nossa competência, assim como não é da Prefeitura. O máximo que podemos fazer é prestar algum auxílio in­formativo”, explica Naiara.

A reportagem do TP perguntou se havia um grande número de animais com carrapatos no municí­pio e a voluntária disse que não sabia apurar a quantida­de, mas que o grupo da Bi­cho Amigo havia recebido diversos telefonemas. “Di­versas pessoas ligaram para dizer que os seus animais estavam com carrapatos e até nos cobraram atitudes, mas não é nossa compe­tência, apenas podemos orientar as pessoas quanto a cuidados higiênicos nos animais, pátios e remédios para combater os carrapa­tos”, esclareceu Naiara.

ATENDIMENTOS A vo­luntária informou a equipe do TP, que apesar das ações serem voltadas aos animais de rua, a Associação pode auxiliar as pessoas para a realização de atendimentos médicos veterinários e cas­trações em Bagé através de descontos. “Conseguimos convênios com veterinários através do encaminhamento do animal. Desta forma o proprietário ganha descon­to no atendimento, é uma ajuda que podemos ofertar para a comunidade, basta entrar em contato com a Associação”, informa Naia­ra, explicando, porém, que o deslocamento do animal e custos com medicação é por conta do proprietário do animal, visto a Bicho Amigo apenas conseguir um desconto para facilitar o procedimento.

ORIENTAÇÕES A Bicho Amigo traz algumas orienta­ções para os proprietários de animais que estão com car­rapatos. Conforme o grupo, para prevenir ou exterminar com o carrapato, é necessá­rio manter o pátio da casa sempre limpo, assim como a casinha do cachorro. Para isso deve ser utilizado junto à limpeza com produtos corriqueiros, algum tipo de carrapaticida, seja em pós, líquido ou comprimido. “É importante as pessoas man­terem essa higiene durante algum tempo até se certi­ficar que não há mais pro­liferação de carrapatos na sua propriedade. Também é importante se informar em alguma veterinária qual o carrapaticida mais adequado para utilizar, principalmente se há outro tipo de animal ou crianças na residência”, explica.

Comentários do Facebook