PANDEMIA

Azonasul apresenta protocolos regionais para a 15ª rodada do Distanciamento Controlado

Classificação da 15ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado Foto: Reprodução TP

O governador Eduardo Leite anunciou, na tarde desta segunda-feira (17), o mapa definitivo da classificação da 15ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado adotado durante a pandemia do novo coronavírus no Rio Grande do Sul. A R21, de Pelotas, a qual pertencem os municípios de Pedras Altas, Pinheiro Machado e Piratini, ficou na bandeira vermelha (alto risco de contaminação); a R22, de Bagé, Candiota e também Hulha Negra, permanece na bandeira laranja (médio risco).

COGESTÃO – Desde a publicação do decreto que oficializou o acordo do Estado com a Federação das Associações de Municípios (Famurs) para a gestão compartilhada do modelo de Distanciamento Controlado, na terça-feira (11), municípios e associações regionais têm uma nova alternativa para contestar a classificação de risco definida pelo Gabinete de Crise.

Agora, além de submeter pedido de reconsideração ao mapa preliminar, as regiões que quiserem adotar protocolos menos restritivos à bandeira na qual estão classificados, mas no mínimo iguais à bandeira anterior, poderão elaborar planos estruturados próprios aprovados por pelo menos dois terços dos prefeitos e avalizados por equipe técnica. A adoção de protocolos alternativos (clique aqui para visualizar) foi a opção da Associaçăo dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) para a R21 (de Pelotas).

Os municípios que quiserem aderir à cogestão devem informar o conteúdo do plano, os protocolos, os pareceres técnicos e uma planilha comparativa com os protocolos do Estado e publicar no site da prefeitura 24h antes de entrar em vigor. Também há opção de continuar com os protocolos padrões do Estado.

Da R21, entre os municípios de cobertura do TP impresso, a reportagem tentou contato com Pedras Altas e Pinheiro Machado, que ainda não informaram quais protocolos serão adotados nesta semana.

Mais informações a qualquer momento. 

Comentários do Facebook