RELIGIÃO

Comunidade católica da Vila Operária convida para a festa de São José Operário

Ele é padroeiro da Vila Operária, em Candiota

Os dias 24, 25 e 26 de abril, na próxima semana, e o dia 1º de maio, serão de comemorações para a comunidade católica da Vila Operária, em Candiota. Na data, ocorrerá o início das atividades alusivas as comemorações de São José Operário, padroeiro da comunidade.

De acordo com o frei Tiago Frey, que ao lado de frei Paulo Müller, responde pela paróquia da comunidade, as comemorações começam com uma visita as famílias e bênção das casas. Em continuidade, ocorre no dia 1º de maio, Dia o Trabalhador, a festa de São José Operário, com um almoço às 12h no CTG Batalha do Seival e uma missa, ás 18h, em honra a São José Operário.

“Que São José Operário abençoe a todos os trabalhadores e que abençoe de forma especial a todas as famílias da Vila Operária! Paz e bênçãos!”, desejam os freis.

 

SÃO JOSÉ OPERÁRIO

 

Nos anos de 1980 foi realizada a primeira missa na Vila Operária e escolhido como padroeiro da Vila Operária: São José Operário. Então, após a constituição da Comunidade, começou-se a realizar festas, espiritualidades e devoções ao redor de São José Operário.

De fato, São José (esposo de Maria) era carpinteiro, ferreiro e serralheiro conforme nos contam os Evangelhos. Com sua vida inspirada no trabalho, São José cuidava da sua família de Nazaré com muita alegria e esperança.

Assim, como um pai que cuida do seu filho, São José cuidava e inspirava a Jesus. Dessa Forma, muitas vezes no Evangelho Jesus é conhecido como o Filho do Carpinteiro. São José gostava e amava o seu trabalho, por isso uma das características de São José é o trabalho e a espiritualidade. O trabalho como uma maneira de chegar a felicidade, juntamente com o sustento da família de Nazaré (Jesus, Maria e José).

Oficialmente o dia de São José Operário foi instituído pelo Papa Pio XII, em 1º de maio de 1950. Num sentido de inspirar os trabalhadores para não perderem o sentido do trabalho cristão. O trabalho como fonte de sustento e ao mesmo tempo, como realização da pessoa humana. Dessa maneira, São José ficou conhecido como protetor dos trabalhadores.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook