DESENVOLVIMENTO

Azul projeta decolar em Bagé somente em 2020

A empresa foi a primeira e pedir regularização em Bagé, porém avisa que seus voos serão apenas a partir do ano que vem

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Aviões da Azul são maiores e exigem mais estrutura nos aeroportos Foto: Divulgação TP

A retomada dos voos regulares no Aero­porto Internacional Comandante Gustavo Kra­emer, de Bagé, diante dos últimos acontecimentos, está se tornando cada vez mais próxima. Porém, para a companhia Azul Linhas Aéreas, que já solicitou alvará para o funciona­mento na cidade, o início das atividades acontecerá somente em 2020, quando entra em vigor um dos decretos do governador Eduardo Leite, que prevê a redução na alíquota do Imposto sobre operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermuni­cipal e de Comunicação (ICMS).

A informação foi confirmada pelo diretor da Azul, Ronaldo Veras, e também pelo gerente de aeroportos, José Luiz Feiber, que explicaram que sem a redução do imposto, fica inviável o inicio das operações. O alvará já foi solicitado junto à Prefeitu­ra para adiantar o processo de instalação, que não tem previsão certa de ocorrer, bem como, não há data para o começo dos voos. Santana do Livramento é outro município que será ligado pelos ares à capital gaúcha pela companhia no próximo ano.

O decreto 54.685, assinado pelo governador no dia 3 de julho, prevê a redução de base de cálculo na compra de querosene de aviação no Rio Gran­de do Sul. O novo texto possibilita que a alíquota do combustível possa cair até 2%, dependendo da quantidade de rotas ofer­tadas, a disponibilidade de assentos e a frequência de voos. Esse benefício entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2020.

VISTORIA – Para receber os voos da Gol, já con­firmado para ocorrer a partir de 20 de setembro próximo, uma série de adequações foram necessárias no Aeropor­to de Bagé para cumprir com as exigências legais. A Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) fará uma vistoria para liberação no dia 30 de julho. A informação é do superintendente do local, Anilson Gonçalves, que explica que as adaptações são devido o modelo da aeronave, e também por conta do fato dos voos se­rem regulares. Após a ins­peção, a expectativa é pela certificação da ANAC.

 

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